quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tempo de espera por documentos do Detran vai aumentar com a greve

Não bastassem os serviços do Departamento Estadual de Trânsito(DETRAN) já estarem comprometidos com a burocracia e pela demora na entrega de carteiras de habilitação, recadastramento de Certificado de Registro de Veículos (CRV)e vistorias nos casos de alteração de características de veículo, os usuários do órgão em Santarém tiveram que enfrentar esta desde a semana passada mais um problema: a greve dos funcionários.

Segundo o comando de greve, todos os serviços estão paralisados, exceto aqueles prestados por profissionais terceirizados, como é o caso dos exames médico e psicotécnico. Por causa disso, os usuários de DETRAN em Santarém terão que esperar por tempo indeterminado a volta do atendimento ao público e o fim da demora na entrega de documentos.

Quanto a vistoria para verificação de alterações de características do veículo, Dulfe Marinho, diretor da CIRETRAN, diz que a agência do órgão tem passado por um problema sério, pois a vistoria foi terceirizada e a empresa que realiza o serviço não está instalada na região, só em Belém, o que dificulta nos procedimentos da região a serem realizados.

O problema mais grave tem sido com as auto-escolas, que precisam desse tipo e vistoria por causa da alteração dos carros que são instalados pedais para as aulas práticas de condução. Dulfe disse que conversou com os donos de auto-escolas e que fez a orientação de que procurassem o Ministério Público para o ingressar com uma ação Civil Pública obrigando a empresa a instalar uma unidade na região Oeste. Mas Dulfe diz que a ação das auto-escolas foi entrar com um mandado de segurança na Justiça contra o DETRAN, fazendo com que as vistorias sejam realizadas em Santarém pelo Centro de Perícias Renato Chaves.

Em 2009, foram expedidas pela regional: 16.593 CNH, carteira nacional de habilitação ; 13.287 CRLV, certidão de registro e licenciamento do veículo; 21.263 CRV, Certidão de Registro do Veículo.

Em relação à demora de emissões de carteiras, que é para ser entregue no prazo máximo de 24 horas, o coordenador explica que a maioria dos caso são de pendências na documentação necessária. Segundo ele, o sistema geral do DETRAN é que libera a impressão do documento e isso somente é feito quando o sistema não detecta nenhuma pendência na documentação exigida. "A Regional de Santarém faz a impressão, mas depende da liberação do sistema em e Belém para essa impressão", explica Dulfe.

Nenhum comentário: