quinta-feira, 25 de março de 2010

Comissão aprova plebiscitos sobre criação de estados na área do PA


A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou, na quarta-feira (24), dois projetos que convocam plebiscitosConsulta ao povo por voto (sim ou não) acerca de assuntos de relevância constitucional, antes de sua concretização normativa. sobre a divisão do Pará em novos estados: do Tapajós, a oeste; e do Carajás, ao Sudeste. Se as duas unidades da federação forem criadas, o Pará passará a ser apenas a porção nordeste do território atual (veja ilustração).

O relator dos dois projetos, deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA), argumenta que as propostas buscam a reorganização territorial da região amazônica, prevista nas disposições transitórias da Constituição.

“A imensidão territorial do Pará dificulta o gerenciamento das riquezas e impõe um empecilho aos habitantes, pois o distanciamento geográfico do governo prejudica o acesso a serviços públicos básicos como educação, saúde e segurança, entre outros”, argumentou.

Tapajós
O texto aprovado foi o substitutivo do deputado Asdrubal Bentes ao Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 731/00, do Senado, e aos seus apensados. O relator incluiu dois municípios no território do estado do Tapajós, que se constituiria de 27 cidades paraenses, como Santarém e Altamira.

Ele também determinou que a assembleia legislativa estadual se manifeste sobre o tema em dois meses depois do plebiscito se o resultado for favorável à criação do novo estado, comunicando as conclusões aos deputados e senadores em três dias úteis. Se os deputados estaduais se calarem, o Congresso considerará como atendida a consulta ao legislativo estadual.

“Esse assunto é discutido pelo Congresso há 20 anos e nesse período vários municípios foram criados dentro da área que pode constituir o estado do Tapajós, o que requer uma adequação do texto. Também definimos critérios mais claros quanto aos procedimentos a serem adotados caso o plebiscito seja aprovado pela população”, explicou Bentes.

Um comentário:

Unknown disse...

ptemos que nos mobilizar tambem e invadir os blogs da capital com informaçoes separatistas

deu no blog do vic


Jogo Aberto
26/3/2010
Não perca o "Jogo Aberto " desse sábado.

O assunto mais quente do momento

A divisão do Pará

O entrevistado será o deputado Zenaldo Coutinho, contrário a divisão.

Zenaldo está a frente de um movimento contra a divisão do estado.

Ele vai falar também sobre as eleições desse ano

Com quem o PSDB vai coligar ?

Vai falar sobre Almir e Jatene

Finalmente a gente vai poder saber quem tem razão: Ele ou o Flexa

Tudo isso vocês vão acompanhar na nossa Rádio Tabajara

Outro entrevistado ,e o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará ( IFPA )

Não percam !