segunda-feira, 1 de março de 2010

Comunidade em área de influência de mineradora ganha espaço para uso comunitário

Localizada há meia hora de lancha da sede das operações da Mineração Rio do Norte, a comunidade do Moura, no rio Trombetas, conta com uma novidade desde o último sábado, 27 de fevereiro. Nessa data, representantes do Departamento de Relações Comunitárias da MRN fizeram a entrega do novo barracão comunitário da comunidade, espaço de 198 m² composto por auditório, sala, cozinha e banheiros. O local será utilizado pelos moradores para atividades festivas, religiosas e educacionais, além de possibilitar que os atendimentos médicos realizados mensalmente por meio do Projeto Quilombo no local contem com instalações mais adequadas para atender os comunitários.

As obras de construção do espaço tiveram início no final de 2009, custeadas pela MRN. O barracão deverá suprir as necessidades de espaço para atividades em grupo da comunidade, anteriormente realizada em espaços improvisados, como reforça Ademar Cavalcanti, gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Relações Comunitárias da MRN. “Esse local poderá ser utilizado em todas as atividades que forem realizadas em prol da comunidade, de forma segura e adequada”, afirmou o gerente durante a entrega.

De acordo com Edinelson Constantino, que mora há 16 anos na comunidade é presidente da Cooperativa do Moura, o barracão será importante no dia a dia da comunidade. “Vínhamos lutando por esse espaço e, para todos nós, foi um privilégio receber um local desses para as necessidades que a gente tem. Espero que a gente possa continuar trabalhando juntos e contando sempre com o apoio da MRN”, reforçou.

Melhoria nos atendimentos de saúde – Um dos grandes diferenciais que a construção do novo barracão comunitário do Moura trará aos moradores refere-se ao atendimento do Projeto Quilombo, realizado pela Fundação Esperança, de Santarém, em parceria com a MRN, onde são oferecidos atendimentos médicos mensais na comunidade. As consultas, que antes só podiam ser realizadas em salas de aulas ou no barco do Projeto, hoje passam a contar com uma sala que permite boas condições de higiene e privacidade. É o que explica José Haroldo Chaves Paula, gerente do Departamento de Relações Comunitárias da MRN. “Todos os meses, durante dois dias, o Projeto Quilombo atende os comunitários aqui no Moura e a construção desse novo prédio já previa esse tipo de atendimento médico. Teremos melhores condições de higiene e da própria espera pelo atendimento”, finaliza.
(Com informações da assessoria de imprensa da MRN)

Nenhum comentário: