terça-feira, 6 de abril de 2010

Roberto Messias deixa a presidência do Ibama

Agência Brasil

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, foi exonerado do cargo a pedido. A saída está oficializada na edição desta terça-feira (6/4) do Diário Oficial da União.

Para o lugar de Messias foi nomeado Abelardo Bayma de Azevedo, que chefiava a diretoria de Planejamento, Administração e Logística do instituto.

Messias presidiu o Ibama durante a gestão do ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, que deixou a pasta na última quarta-feira (31) para disputar uma vaga de deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

Em um ano e dez meses, Messias foi alvo de pressões de ambientalistas e de representantes das áreas econômica e energética do governo, principalmente pelos licenciamentos ambientais.

Entre as licenças assinadas por Messias, estão a autorização para o início das obras da Usina de Jirau, no Rio Madeira, e para a Usina Nuclear Angra 3 e a licença prévia para a polêmica hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA).

Além de Roberto Messias, também deixaram o Ibama o diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas, José Humberto Chaves, e a diretora de Qualidade Ambiental, Sandra Regina Klosovski.

Nenhum comentário: