quinta-feira, 27 de maio de 2010

Escolas estaduais de Santarém ainda esperam por reformas

Da Redação

Em 2009, o Ministério Público Estadual apontou à Secretaria de Estado de Educação(SEDUC) os prédios de seis escolas estaduais que necessitavam de urgentes reformas em suas instalações e estrutura, mas até a segunda quinzena de maio, nada aconteceu providenciado. De acordo com a diretora da 5ª Unidade Regional de Ensino - URE, Graça Pedroso, o motivo das obras não terem iniciado ano passado, foi à falta de recursos e diminuição da receita do orçamento. Mas agora em 2010, segundo Graça, a Seduc recebeu uma verba 164 milhões de reais do Ministério da Educação - MEC para investir no ensino médio com construção e reformas de escolas, capacitação e formação dos professores.

As escolas que segundo o MP apresentavam risco aos alunos e professores são Professor Olindo do Carmo Neves, que está com buracos no teto, e problemas elétricos, sendo preciso desocupar o prédio e transferir os alunos para a escola municipal Everaldo Martins; Nossa Senhora do Guadalupe e Frei Othmar, com problemas em algumas paredes; Gonçalves Dias, Plácido de Castro (está cercado de mato), Álvaro Adolfo da Silveira, correm risco de incêndio e desabamento, e Roman Leal, que chegou até a ser demoilida, mas as obras foram interrompidas por ordem da então secretaria Socorro Coelho. Na semana passada,Socoro foi demitida da Seduc.

Segundo Graça Ninos, a Seduc havia preparado um plano de reforma para várias escolas, inclusive o Romana Tavares Leal estava na lista. Em 2008 uma parede caiu, necessitando urgentemente retirar os alunos. Em setembro do ano passado uma construtora tirou o telhado e derrubou uma parte das paredes, mas através a Seduc e a 5ª URE só ficaram sabendo do fato. Quase um mês depois que a empresa já estava fazendo a reforma, a secretária de educação da época, Socorro Coelho, impediu a continuidade da obra, alegando que não havia nenhuma licitação de reforma daquela escola.

"Nós iremos dar prioridade para as escolas, Olindo do Carmo Neves e Romana Tavares Leal, e já está havendo vistoria dos engenheiros da Seduc nas escolas com problemas", declara Graça. O colégio Gonçalves Dias já recebeu a visita dos engenheiros, que fotografaram os lugares com risco.

ALVARO ADOLFO

A diretora do Álvaro Adolfo da Silveira, Joana Bernardo, afirmou que já encaminhou para a 5ª URE e o Corpo de Bombeiros outra solicitação de vistoria, pedindo que sejam emitidos novos laudos. Até o momento, a escola não recebeu nenhuma visita de engenheiros da Seduc, apenas uma notificação que em 2010 a escola vai ser reformada de acordo com suas necessidades, mas as obras não têm data para começar.

Em 2009, alguns alunos tiveram que assistir aula debaixo da árvore. Devido problemas na parte elétrica, os ventiladores não eram ligados por medo de haver incêndio. Este ano, duas alunas ficaram feridas por causa da queda de um ventilador.

Nenhum comentário: