sábado, 1 de maio de 2010

Jogos da Copa 2010 vão ser transmitidos em alta definição

RAFAEL CAPANEMA
Folha de São Paulo


A Copa do Mundo na África do Sul começa em junho cercada de expectativas. A dos torcedores brasileiros é ver a seleção se sagrar hexacampeã. Já a dos fabricantes de televisores é vendê-los aos borbotões.

Neste ano, o principal apelo para a tradicional troca de TV na véspera da Copa do Mundo é a imagem superior proporcionada pela alta definição --todos os jogos serão filmados com câmeras HD e exibidos com essa qualidade pela Globo e pela Band, as duas emissoras abertas brasileiras que detêm os direitos de transmissão do evento no país.

De acordo com estimativa da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Eletroeletrônicos), os fabricantes venderão neste ano 11,5 milhões de TVs --19,6% a mais do que em 2009.

No primeiro trimestre deste ano, as vendas de televisores superaram largamente as previsões dos fabricantes, o que resultou em atrasos de até 20 dias nas entregas de aparelhos de LCD e de plasma para as lojas, de acordo com o Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos e Eletrônicos de Manaus.

Decisão

Escolher a TV ideal implica lidar com características e especificações técnicas com nomes tão complicados quanto o de um ponta-direita da Eslováquia ou da Costa do Marfim.

Mas a festa da TV digital não se resume às telonas. Quem quiser acompanhar os jogos da Copa no ônibus ou na fila do banco pode recorrer a minitelevisores que cabem no bolso e a celulares capazes de captar o sinal digital das emissoras.

Outra opção são os aparelhos receptores de TV digital que podem ser conectados a notebooks ou computadores de mesa, transformando-os em televisores de alta definição.

Engana-se, porém, quem pensa que as esguias TVs de LCD e plasma sepultaram as corpulentas TVs de tubo. Ainda há uma demanda alta por esses modelos, que, em alguns casos, podem oferecer uma boa relação custo-benefício.



Transmissão

Os jogos da Copa serão registrados com até 33 câmeras de alta definição. Os replays serão gravados com câmeras de alta velocidade, capazes de capturar imagens até 12 vezes mais rapidamente do que as de tempo real. Câmeras suspensas por cabos e instaladas em helicópteros prometem deslumbrantes panoramas aéreos.

"A transmissão [da Copa] é algo ditado pela própria Fifa. Ela dá o sinal e você não pode interferir nele", afirma José Emílio Ambrósio, diretor de jornalismo e esportes da Band. Segundo ele, as novidades que a emissora apresentará se concentrarão nos cenários virtuais no pré-jogo e no pós-jogo e nas reportagens locais feitas pela emissora na África do Sul, que também serão filmadas e exibidas em alta definição.

Já a Globo promete exibir tira-teimas sofisticados, com a recriação virtual precisa da posição de todos os 22 jogadores, da bola e do juiz em lances duvidosos.
Outra promessa da emissora carioca é uma aplicação de interatividade.

Nenhum comentário: