quinta-feira, 27 de maio de 2010

UFOPA não terá novas linhas de ônibus

Arrritana Aguiar
Free lancer


De acordo com Natália Souza, diretora da Divisão de Planejamento da Secretaria Municipal de Transportes, a SMT não pretende aumentar o número de as linhas de ônibus que manobram até no abrigo recém-instalado próximo a Universidade Federal do Oeste do Pará ( UFOPA). A diretora afirma desde que a UFOPA foi transferida, duas linhas de ônibus tiveram o itinerário alterado e foi prolongando o itinerário de mais seis 'linhões universitários' até o acesso ao campus da Vera Paz da Universidade Federal do Oeste do Pará(UFOPA).

Com a reforma que está sendo feita no antigo campus da UFPA, na Marechal Rondon, que futuramente irá abrigar o Instituto de Educação da UFOPA, a maioria dos estudantes foi remanejada para o campus da Vera Paz, em que antes funcionava a UFRA, por isso está ocorrendo reclamações dos estudantes.

Natália Souza, afirmou que no dia 15 de abril, os ônibus Floresta Prainha e Liberdade tiveram o itinerário alterado e circulariam até o abrigo próximo a UFOPA. "Agora faz parte da linha regular dos dois ônibus passarem na universidade", explicou.

A SMT incluiu como atendimento as universidades as linhas de ônibus: Nova República Cohab, Nova República Prefeitura, Santana Universidades, Prainha /Dom Frederico Costa, Santarenzinho Universidades e Tabocal Universidades.

Os acadêmicos de Letras da UFOPA, Poliane Miranda e Gleidson Figueira, reivindicam por que os ônibus Circular Esperança e Aeroporto Velho,, que não fazem parte do 'linhão universitário', tenha seus intinerários alterados e passem a deixar e buscar os alunos no abrigo. Atualmente, os universitários precisam ir para a Avenida Cuiabá para apanhar essas duas linhas de ônibus.. A estudante de biologia Moema Ribeiro afirma que por não saber os horários dos ônibus vários alunos preferem ir pra Avenida Cuiabá.

De acordo com a SMT os ônibus que fazem 'linhão universitári'o pra UFOPA, passam no abrigo entre os horários de sete da manhã, até as 19h30min, e depois entre 22 e 23 horas, totalizando em 10 viagens diárias nos dias úteis e sábados.

Nenhum comentário: