quinta-feira, 10 de junho de 2010

Exército recupera área degradada por lixão dentro do quartel

Aritana Aguiar
Free lancer


O Oitavo Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC) foi obrigado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) a recuperar uma área de cerca de meio hectare onde funcionou, durante quarenta anos, um lixão a céu aberto, no pé da serra do Piquiatuba. A existência do lixão foi denunciada com exclusividade por O Estado do Tapajós, em fevereiro deste ano.

Há dois meses o lixão foi desativado através da notificação recebida da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Segundo a engenheira florestal Tenente, Érika Rosa, uma vez por semana o lixo produzido no quartel e nas vilas militares é transportado para o lixão de Perema. "Verificamos com a Prefeitura Municipal de Santarém a possibilidade da empresa Clean recolher o lixo no quartel, mas fomos informados que a prefeitura não tem responsabilidade nesta área."

O 8º BEC assinou um termo se comprometendo com a Secretaria de Infraestrutura em levar o lixo toda semana para o lixão. "Estamos esperando resposta da PMS, pois iriam solicitar um orçamento da empresa Clean, pra saber o custo do transporte do lixo até Perema", afirmou a tenente. Até o momento a prefeitura não deu nenhuma resposta.

Enquanto isso há duas semanas o BEC está recuperando a área com plantio de mudas nativas da região: ipê, andiroba, jatobá,freijó e cumaru. "Não há nenhum problema quanto ao desenvolvimento das plantas, o lixo jogado era plásticos, vidros, papel e orgânicos, isso não atrapalha no crescimento das mudas",explicou a engenheira florestal. Ela completou afirmando que o lixo hospitalar é incinerado, mas não informou onde é feita essa incineração.

Nenhum comentário: