terça-feira, 24 de agosto de 2010

Concessionária de energia lança concurso cultural para escolas públicas

Alunos do 4º ao 7º ano de escolas públicas estaduais já podem se inscrever no Concurso Cultural Energias do Mundo, que pretende fomentar e valorizar a produção artística no ambiente escolar a partir do tema "A História das Energias no Mundo: passado, presente e futuro". O lançamento do projeto foi realizado na sexta-feira (20), no auditório da concessionária de energia, em Belém, com a participação de cerca de 50 coordenadores pedagógicos e educadores da rede estadual de ensino.

O concurso é promovido pela Celpa Rede Energia, em parceria com a Casa Redonda Produções e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Durante o lançamento, os educadores recereberam orientações da coordenação sobre a participação, além de serem incentivados a refletir a respeito das conexões entre arte, meio ambiente e consumo.

As inscrições estão sendo aceitas pelo site www.energiasdomundo.com.br até o dia 5 de outubro nos estados do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e municípios de Minas Gerais e São Paulo, além da cidade de Guarapuava, no Paraná. Podem ser inscritos trabalhos artísticos como escultura, fotografia, colagem e desenho produzidos por grupos de dois a quatro alunos, conduzidos por um professor responsável pelo projeto.

A seleção dos melhores trabalhos ficará por conta de uma comissão formada por profissionais de educação, cultura, arte e meio ambiente. Haverá dois níveis de premiação: o regional e o nacional. O concurso premiará os grupos dos cinco trabalhados vencedores regionais com uma câmera fotográfica digital para cada intregrante. O professor responsável pelos vencedores regionais ganhará um notebook.

Já os autores do trabalho vencedor nacional serão homenageados com um certificado e ganharão um kit de livros sobre arte e meio ambiente. A escola da qual fazem parte os alunos receberá os arte-educadores da Associação Cidade Escola Aprendiz para uma oficina de arte e meio ambiente dirigida a toda a comunidade escolar. A oficina culminará com a instalação de uma intervenção artística sobre o tema nos muros da escola ou no entorno escolar, beneficiando toda a comunidade.

Uma das premissas do projeto é estar alinhado com os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Leis de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação. O projeto atua de forma complementar ao currículo escolar dinamizando o aprendizado de disciplinas e dos temas transversais.(Leíria Rodrigues)

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