quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Jovens de Santarém promovem campanha para cobrar melhorias no município

Por Max Costa

Jovens da periferia de Santarém promovem a partir de amanhã, 12, a campanha “Que cidade queremos para viver?”. Sem vínculo partidário e relação com qualquer candidatura eleitoral, a campanha acontece até o próximo dia 14 de agosto, em diversos espaços de Santarém, e vai cobrar do poder público, melhorias para o município e políticas públicas que garantam os direitos da juventude.

As atividades da campanha acontecerão na Praça da Matriz de Santarém e nas Escolas públicas Ubaldo Corrêa e Aderbal Tapajós, nos bairros Conquista e Uruará, respectivamente. Durante os três dias da campanha, os moradores de Santarém terão acesso, gratuitamente, a apresentações teatrais, danças, atrações musicais, jogos educativos, oficinas, além de palestras educativas.

A campanha é uma iniciativa de 22 jovens da periferia de Santarém, que integram o projeto Boca no Trombone. O projeto é desenvolvido desde outubro de 2009 no município e resulta da parceria entre o Instituto Universidade Popular (Unipop) e a Federação das Associações de Moradores e Centros Comunitários de Santarém (Famcos).

A ideia de realizar a campanha surgiu a partir de encontros formativos e momentos de reflexão promovidos pela Unipop, quando os jovens mostraram indignação quanto à qualidade dos serviços públicos prestados no município de Santarém.

Segundo a educadora da Unipop, Soraia Pinheiro, ao verem que a realidade de Santarém não estava agradando a população, os jovens resolveram tornar público os problemas sociais que afetam a cidade. “A partir da campanha, os jovens pretendem discutir e construir a cidade que queremos, com vida de qualidade e onde todos tenham seus direitos garantidos e respeitados”, afirmou Soraia.

Ela explica que, com a campanha, a Unipop e seus parceiros esperam atrair os olhares da população para as necessidades da cidade, gerando mobilização e propostas concretas, para resultar em ações públicas que solucionem os problemas e garantam a cidadania plena de todos.

Confira a programação:
12/08/2010 – Lançamento da Campanha
-Local: Praça da Matriz
-Horário: 19:30
-Programação:
I- Abertura com a exposição da campanha.
II-Mostra Cultural: Peça teatral do Boca no Trombone, grupo de Hip Hop e poesia
III-Encerramento: Marcelo Kaê e Banda
13/08/2010 – Bairro da Conquista
-Local: Escola Ubaldo Correa
-Horário: 8:30 a 13:30
-Programação: Oficinas, Palestra (Educação Ambiental), Lazer
14/08/2010 – Bairro do Uruará
-Local: Escola Aderbal Tapajós Caetano Corrêia
-Horário: 8:30 a 13:30
-Programação: Oficinas, Palestra(VFSPA), Lazer
-Encerramento: Com uma atração musical
Oficinas: Pintura em tecido, contação de histórias, fotografia, artesanato com garrafa pet e meta reciclagem.
Palestras: Educação Ambiental e V Fórum Social Pan-Amazônico (com tema voltado para a juventude)
Lazer: Jogos educativos.

2 comentários:

Jota Ninos disse...

Miguel,

"Sem vínculo partidário e relação com qualquer candidatura eleitoral"...

Difícil acreditar nisso, quando se vê que entidades estão na organização do evento.

A Famcos tem sido o braço do PT no movimento popular, e por muito anos foi ligado à tendência Corrente (desmembrada depois em PT pra Valer - leia-se Ganzer, Faleiro e Zé Geraldo, todos candidatos este ano - e Articulação Socialista - leia-se Roberto Faro, aquele mesmo, da Operação FAROeste...).

Mais recentemente, a Famcos ajudou a eleger o vereador do PT Carlos Jaime, pertencente a um sub-grupo do PT Pra Valer mais vinculado às pastorais sociais da igreja católica. Alguns de seus membros, flertam, inclusive, com o PSOL e já têm entrado em rota de colisão com o PT.

Do outro lado, a Unipop, uma respeitável ONG de Belém, mas que também sempre teve em seus quadros militantes do PT, de várias tendências. Não sei dizer hoje o quanto estão envolvidos com o partido.

De qualquer forma, apesar de ser uma iniciativa válida, questiono por que tal movimento não foi realizado em outro momento e não agora, em plena campanha eleitoral? Será que nenhum de seus integrantes, pela tradição histórica de atuar na estruturas partidárias, estão isentos de fazer campanha para alguns dos candidatos do PT ou até do PSOL?

Espero que eu esteja enganado...

Anônimo disse...

Sem vinculo partidário , chupa essa a FAMCOS que tem sua Presidente como assessora do vereador do PT Carlos Jaime. PuTuz, essa eu quero vê