quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Professores da rede pública não preenchem todas as vagas ofertadas ela UFOPA

Aritana Aguiar
Free lancer

Segundo a coordenadoria do Plano de Formação Docente do Estado do Pará (Parfor) da UFOPA só no oeste do Pará existem mais de oito mil professores que não possuem a licenciatura plena ou ministram disciplinas contrárias a sua formação superior. "Mais de 60% são professores somente com o magistério e o restante possui graduação, mas atua em áreas diferentes", explicou a diretora do Centro da Parfor, professora Dóris Faria.

O problema é que das 1.750 vagas ofertadas este ano pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) foram preenchidas 1.276, sobrando 474 vagas. Muitos professores faltaram nas duas primeiras semanas e não puderam ser mais aceitos. Em Alenquer se inscreveram 641 professores e foram preenchidas 194 vagas; Itaituba dos 325 inscritos compareceram 117; Juruti matriculou 346, mas apenas 204 assistiram às aulas; Monte Alegre teve 333 inscritos, mas preencheu 205; Óbidos houve 426 inscritos, mas 204 vagas foram preenchidas; Oriximiná contou com 322 inscritos, mas foram preenchidas apenas 174 vagas. Santarém com a maior quantidade de professores inscritos- 835-, preencheu 178 vagas.

O Pará é o estado que possui o maior volume de professores leigos. "O Governo tem se preocupado em graduar os professores por que o Pará é o estado que tem a menor nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica), por isso a preocupação na formação desses professores", explicou a diretora.

De acordo com a coordenadora geral e institucional da Parfor UFOPA, professora Terezinha Pacheco, este ano foram ofertadas 1.750 vagas sendo que se inscreveram 3.228 professores. "Quando fizemos o balanço na região levamos um susto são mais de 8 mil professores que não tem licenciatura e/ou são graduados, mas ministram disciplinas diferentes", informou. Ela explica que muitos alunos não sabiam quando o inicio das aulas e perderam a vaga por que só compareceram na terceira semana de aula. Mas, a coordenadoria afirmou que se pretende fazer um plano para que os alunos façam o curso.

Os cinco cursos ofertados foram português e inglês, história e geografia, física e matemática, pedagogia, e biologia e química. "A licenciatura é integrada o professor sai habilitado nas duas áreas e se quiser fazer a graduação, faz apenas mais um semestre já que o curso é de três anos e meio exceto pedagogia que são quatro", explicou a professora Dóris. Mas, a professora Terezinha afirma que para ano que vem alguns critérios serão modificados.

Os professores que possuem graduação e atuam em outra área tem os seguintes casos segundo a diretora Dóris Faria. Existe professor de geografia que ministra aula de português, professores com formação em educação física e dão aula de ciências sociais, e isso pode afetar no ensino por isso a preocupação em especializar os professores sem haver a necessidade da realização de vestibular. As aulas deverão ser no processo intervalar estudando nas férias de julho e janeiro, e um final de semana por mês nas instituições de ensino.

O Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) foi criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de especializar todos os professores do Brasil que não possuem licenciatura e/ou são licenciados, mas não atuam na área de formação.

Nenhum comentário: