quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A sustentabilidade no turismo

Adenaauer Góes
adenauergoes@gmail.com



A questão da preservação ambiental ganhou impulso significativo nos últimos 10 anos, muito embora a trajetória que precisa ser trilhada ainda tenha muitos desafios serem superados. É fato porém que a conscientização de que o homem necessita interagir melhor com a natureza,visando sua própria autopreservação vem ganhando patamares cada vez maiores,fruto principalmente das catástrofes ambientais que aqui e ali se manifestam em clara demonstração de reação á forma predadora com a qual o ser humano,dito inteligente,tem se conduzido ao longo do tempo.Tudo tem um limite.

Empresas de todos os setores tem aderido ao conceito de sustentabilidade e com o turismo, não é e nem pode ser diferente. È preciso, no entanto reconhecer que particularmente neste setor estamos ainda engatinhando. O principal motivo é o de que nos faltam profissionais experientes e capacitados neste setor de viagens, com essa visão que relacione sustentabilidade á continuidade do negócio, e também porque as ações imediatistas, tão comuns neste meio, atrapalham todo o ciclo de construção deste conceito, que precisa ter como fundamento a responsabilidade socioambiental.

Na realidade, para que se possa construir a sustentabilidade, faz-se necessário construir um ciclo completo interligado a uma melhoria continua de condições de vida. É preciso abordar o turismo em suas diversas facetas- o de negócio, de lazer,o cultural,assim como aqueles roteiros eminentemente ligados a natureza , levando em conta a mobilidade e circulação das pessoas,e o que elas são capazes de consumir,produzir e degradar nesta trajetória.Todo este detalhamento deve levar em conta a ótica da sustentabilidade.

Na realidade esta é uma matriz ainda pouco desenvolvida e com a qual os profissionais ainda não estão familiarizados.Como se avalia por exemplo a capacidade de carga de um destino.Este é um dado extremamente importante, pois norteará a capacidade de sustentabilidade desta atividade turística e definirá se ela é ou não viável.Para que se possa responder com base esta questão, será necessário conhecer uma série de itens,tais como: quantos leitos de hotéis este possível destino comporta, se há sazonalidade, os meios de transporte,as possibilidades de gastronomia,a segurança e toda ainfraestrutura básica daquele destino, enfim uma equação complexa de diversos itens precisa ser montada e decifrada para que se possa compreender se é ou não possível trabalhar com sustentabilidade um determinado roteiro.

Depois desta primeira análise, avalia-se uma série de itens de forma mais individualizada, tais como o consumo de água ou ainda a produção de lixo e seu respectivo tratamento. Após ter sido feito o levantamento de todos estes itens é que se vai estudar e resolver um por um sob a ótica da sustentabilidade, de maneira a aproveitar o máximo possível esses problemas como algo positivo, como por exemplo, transformar o óleo gasto na cozinha em verniz natural ou sabão que possa ser consumido no uso do próprio empreendimento.

È preciso preparar todo o entorno e principalmente capacitar e valorizar o ser humano como agente desta mudança, pois cabe ao ser humano ser o implementador destas ações, assim como de avaliá-las e zalar por elas.Além disto é preciso atestar se seus fornecedores e parceiros também trabalham dentro desta ótica de sustentabilidade e compromisso socioambiental.

Para que toda esta teoria possa ser colocada em pratica, a pesquisa é fundamental, assim como o compromisso com a análise dos dados coletados e a compreensão do que significam, para que medidas sejam tomadas baseadas nestes levantamentos.

Entendo, no entanto que já temos um caminho percorrido, a experiência e conscientização estão nos impulsionando a avançar. A permanente reflexão,no entanto, se faz necessária.Embora sempre renovável, creio que o entendimento de que a natureza tem limites para suportar as agressões permanentes de que é vitima seja fato aceito por todos que tenham um mínimo de racionalidade.

Nenhum comentário: