quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Chuvas diminuirão as queimadas no Pará


As chuvas se reaproximam do Pará com o enfraquecimento da massa de ar seco sobre o estado a partir da segunda quinzena de outubro, principalmente no sul e sudeste paraenses, ocasionando o aumento dos índices pluviométricos nessas regiões. As precipitações na região metropolitana vão demorar um pouco mais e só devem ocorrer a partir de novembro. É a conclusão da Rede Estadual de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Pará (RPCH), formada pela Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal do Pará (UFPa), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).
O meteorologista Márcio Lopes, do Sipam, considera que a transição entre o final da estação seca para o início do período de chuvas, em outubro, deve causar a diminuição das queimadas no sul e sudeste do Pará. “A ocorrência de incêndios florestais deve ser reduzida pelo fator climático”, prevê.
Durante a reunião de análise de previsão climática para o trimestre de outubro a dezembro, terça-feira (21), na sede do Sipam, também estiveram presentes representantes da Defesa Civil e da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), interessados na identificação e atendimento dos municípios e regiões que apresentam maiores problemas respiratórios causados pela fumaça dos incêndios, especialmente em crianças e idosos.
Paulo Guimarães, meteorologista da Sema, explica que os modelos de previsão climáticas analisados e discutidos indicam que o fenômeno climático de escala global La Niña, juntamente com o resfriamento do oceano Atlântico serão responsáveis pelo fim da estiagem na segunda quinzena de outubro no estado. Mas alerta que “o início de chuvas mais elevadas só estão previstas para novembro”.(Fonte: Sema/PA)

Nenhum comentário: