quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Jader precisa de esforço redobrado para se manter no páreo

Do Espaço Aberto:

Depois da decisão do Tribunal Superior Eleitoral que barrou por 5 a 2 a candidatura do deputado federal Jader Barbalho (PMDB) ao Senado, os peemedebistas se dividem entre uma meia certeza e certeza.
A meia certeza é quanto à possibilidade de prosperar, no Supremo Tribunal Federal (STF), recurso extraordinário que pedirá a reforma da decisão do TSE, para permitir que Jader fique a salvo da Lei da Ficha Limpa e, com isso, tenha sua candidatura confirmada.
O posicionamento do Supremo sobre as novas regras das inelegibilidades ainda é uma incógnita.
Conhece-se claramente apenas os posicionamentos dos ministros Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski (na foto), favoráveis à retroatividade da lei, e do ministro Marco Aurélio Mello, contrário. Todos têm votado dessa forma no TSE e, portanto, não deverão mudar de posição no Supremo.
Suspeita-se que os ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes e Ayres Britto também sejam contrários à vigência da lei para estas eleições. Ainda não se sabe como vão se posicionar os ministros Ellen Gracie, Joaquim Barbosa, Cezar Peluso e Dias Toffoli.
Se essa é, repita-se, uma meia certeza, de outro lado os aliados de Jader estão com uma certeza, com uma convicção: será necessário redobrar os esforços para evitar estragos disseminados na candidatura do deputado.
Isso porque será difícil explicar aos eleitores dos mais longínquos rincões deste Pará continental que a candidatura do deputado, muito embora barrada por um tribunal, ainda está valendo.
Em resumo: antes dessa decisão, Jader se elegeria sem que fosse necessário subir num palanque para pedir votos.
Agora, não. É preciso que arregace ainda mais as mangas e saia a campo, sobretudo para explicar que, apesar da decisão do TSE, ainda está no páreo.

------

Jader diz que decisão do TSE é “excrescência”

No Blog da Repórter, da jornalista Rita Soares, sobre a decisão do TSE de barrar a candidatura do deputado Jader Barbalho ao Senado:

O blog conversou agora [ontem à noite] com o deputado federal Jader Barbalho, candidato ao Senado.
Ele disse que já esperava a decisão do TSE e afirmou estar confiante de que a decisão será reformada no Supremo Tribunal Federal.
“O Supremo não vai aceitar essa excrescência do TSE. Vou me eleger Senador e estou confiante na decisão do Supremo”.
A certeza e que a cassação do registro não vai prosperar na última instância, segundo ele, vem do teor dos votos dos ministros Marco Aurélio e Marcelo Ribeiro. Este último questionou a inelegibilidade agora, após duas eleições (em 2002 e 2006) em que Jader fora considerado elegível.
O deputado disse estar tranquilo e garantiu que a campanha continuará no mesmo ritmo.“O abalo dessa decisão foi zero. Quantas campanhas já sofri e meu prestígio só fez aumentar? Estou seguro, tranquilo. Só não estaria se não tivesse apoio do povo”.

Nenhum comentário: