sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Vazante de 2010 em Santarém pode superar de 2005

O secretário municipal de Segurança Cidadã e coordenador da Defesa Civil, Luiz Alberto da Cruz, alertou que a seca de 2010 pode chegar ao mesmo nível da estiagem de 2005. "Em comparação com a seca de 2005, a diferença não é tão grande, as medidas do nível do rio começam a se aproximar. Não sabemos se irá continuar no mesmo ritmo, ou seja, baixando muito, mas se permanecer no mesmo nível pode se aproximar ou ter o mesmo nível da seca de 2005", afirmou.

Na medição acordo com a régua da Companhia Docas do Pará (CDP) dia 21 de setembro deste ano o nível do rio estava com 3,00 m. Na seca de 2005, nesse mesmo dia, o nível dos rios Tapajós e Amazonas era de 2,86m. "O rio está baixando muito rápido em menos de 24 horas baixou 14 cm, isso é preocupante", enfatizou. De acordo com o secretário a velocidade que as águas vêm baixando é alarmante por que se continuar nesse ritmo é capaz de ser até pior que a estiagem de 2005.

A Defesa Civil já fez visitação em todas as localidades regiões do Ituiqui, Uricurituba, Aritapera,Tapará, na área da várzea nas proximidades do rio Amazonas. " Ainda iremos visitar Arapixuna, próximo ao rio Amazonas e o Lago Grande no rio Tapajós", afirmou o secretário.



Igarapé do Costa, região do Uricurituba, durante a vazante dos rios no ano passado.Foto: Cilícia Ferreira


Dessas regiões a localidade do Igarapé do Costa, na região do Uricurituba, corre o risco de ser a mais atingida, mas até o momento ainda não entrou no estado de emergência ou calamidade pública.

Ele acredita que na região necessite de caminhão para transportar as pessoas, já que os barcos provavelmente não cheguem a algumas localidades. "No final de semana passado para chegar ao Curuai tem apenas um canal, é possível ver bastante água, mas se não achar o canal, não será possível acessar Curuai com embarcações grandes", garantiu.

Nenhum comentário: