sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Santarém 'importa' sangue de Belém

Aritana Aguiar
Free lancer


O enfermeiro Mauricio Tapajós, do Hemopa, revelou esta semana que aumentou em 50% a demanda de uso de sangue, mas o número de doadores vem diminuindo em Santarém. "O ideal seria que a fundação recebesse de 30 a 35 doações diariamente, temos recebido uma média de 18 doações diárias". Ele afirma que está preocupado com essa situação.
Semanalmente o Hemopa recebe uma média de 80 bolsas de sangue, mas com as campanhas realizadas as doações aumentam. Mensalmente a unidade do Hemopa no município chega a arrecadar 500 bolsas.
"Durante o mês chegamos a enviar uma média de 300 bolsas para o hospital Regional do Baixo Amazonas Dr.Waldemar Penna, e para o hospital Municipal de Santarém, uma média de 250. Além disso, o Hemopa de Santarém é quem abastece todo o Oeste do Pará. Excluindo o que fica em Santarém, são usados em torno de 200 bolsas", informou enfermeiro. O problema é que para conseguir esse estoque tem sido bastante difícil e solicitam do Hemopa de Belém, bolsas sanguíneas. Somente no mês de outubro, foram enviados de Belém 200 bolsas de sangue.
Mauricio explica que um dos grandes dilemas vividos pelo Hemopa é quanto a sangues raros, tipo AB. Ele conta que uma bolsa de sangue dura 45 dias. " Já aconteceu de termos em nossos estoques sangue B-, AB-,e termos que descartar por que não havia quem precisasse, passou do prazo, e com poucos dias alguém enfermo aparecia necessitando desse tipo de sangue que não era mais possível utilizar".
Outro problema que o Hemopa Santarém passa no período das férias é quanto à falta de doadores. "As férias é um período em que caem as doações, principalmente nos meses de julho e dezembro", explicou Mauricio. Ele conta que a partir de 20 de dezembro é quando a doação realmente reduz. " Depois dessa data só doa quem estiver com bastante necessidade", destacou.

Nenhum comentário: