segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

UFOPA realiza em Belém encontro sobre Amazônia





A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza nos dias 16 e 17 de dezembro, em Belém (PA), o encontro “Amazônia: Desafio Brasileiro do Século XXI”, que discutirá as contribuições da pesquisa e da pós-graduação para o desenvolvimento regional. O objetivo é integrar instituições de pesquisa e de ensino para discutir ações implantadas na região com vistas a promover a pesquisa, a formação de recursos humanos e o desenvolvimento regional.


Coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), o encontro será realizado no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, durante a Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Amazônia, evento promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SEDECT) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA). “Será um importante momento de reflexão e de planejamento de ações a serem implementadas pela UFOPA através de sua estrutura multicampi e interdisciplinar”, afirma o Prof. José Antônio de Oliveira Aquino, Pró-Reitor da PROPPIT.

Aberto ao público, o Encontro inicia-se no dia 16, às 9 horas, com o “Seminário sobre Inovação e Desenvolvimento Regional”, que contará com os seguintes painéis: “Inovação como Vetor de Desenvolvimento”, coordenado pelo reitor da UFOPA, Prof. Dr. José Seixas Lourenço, às 9h30; “Arranjos Produtivos Locais e Desenvolvimento Regional”, às 11h30; e “Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós”, às 14h30.

No dia 17, a partir das 9 horas, será realizado o “Seminário sobre Pesquisa, Pós-Graduação e Desenvolvimento Regional”, com os painéis: “Amazônia: Desafio Brasileiro do Século XXI”, às 9 horas; “A importância da Cooperação Nacional e Internacional”, às 10h30; “O Papel da Pesquisa e da Pós-Graduação no Desenvolvimento da Amazônia”, às 14 horas; além de um painel com as universidades federais da Região Norte, às 16 horas.

Realizado em parceria com os Ministérios da Educação (MEC), Ciência e Tecnologia (MCT) e da Integração Nacional (MIN), o Encontro “Amazônia: Desafio Brasileiro do Século XXI” tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA) e de instituições de fomento ao desenvolvimento da Amazônia. (Assessoria de Imprensa da UFOPA)

Nenhum comentário: