sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Contraponto - A coluna semanal de Alailson Muniz

 Em O Estado do Tapajós desta semana:

CASSAÇÃO
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai levar ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de cassação de pensões para ex-governadores. A entidade vai ingressar com Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra os ex-governadores que requererem e passarem a ganhar as pensões, que são vitalícias e podem chegar a R$ 24 mil por mês. A ex-governadora Ana Júlia carepa deve ser uma dos políticos atingidos pela medida judicial da entidade. Em 2007, a OAB conseguiu no STF a cassação da pensão do ex-governador Zeca do PT, de Mato Grosso do Sul.


CASSAÇÃO DE PUTY
A Coligação "Juntos com o Povo" (PSDB, DEM, PRTB, PSDC, PMN, PPS e PRP) protocolou, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), um recurso pedindo a cassação do diploma do deputado federal eleito Cláudio Puty (PT). Puty é acusado de continuar a exercer atividades funcionais no Poder Executivo quando deveria estar desincompatibilizado para concorrer ao mandato de deputado federal. Se cassado, o santarenense Carlos Martins (PT) pode ser catapultado à Câmara Federal.


UFOPA
Saiu ontem o resultado do primeiro processo seletivo da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará). Parabéns aos aprovados! Eles formarão a vanguarda dessa tão querida unidade de ensino superior, que bem poderia ser chamada de Universidade Federal do Tapajós.


DESPIDO
Dizem as más línguas em Brasília que o ministro da Saúde Alexandre Padilha se despiu rapidinho do figurino de ‘homem político’, vestido durante a sua passagem pelo ministério de Relações Institucionais do governo Lula.


REMANEJADAS
A primeira ação da prefeitura provocada pelas fortes chuvas que atingem a cidade será o remanejamento de famílias que residem em área de risco no bairro do Santo André. A decisão foi tomada em uma reunião após o consenso entre moradores e a prefeita Maria do Carmo. Um total de 23 famílias deve ser remanejado para locais seguros. Essas famílias já foram cadastradas pela Defesa Civil Municipal.


REFORMA AGRÁRIA
Gente morrendo por não ter onde morar e famílias resistindo em deixar suas casas em situação de risco. Será que já não estaria ma hora de aparecer um governo sério e fazer a tão esperada Reforma Agrária neste país?


TENSÃO EM ANAPU
É tenso o clima entre madeireiros e moradores do PDS Esperança, em Anapu. O local é o mesmo onde foi assassinada a missionária estadunidense irmã Dorothy Stang, em 2005. Os moradores chegaram a bloquear a rodovia Transamazônica para impedir o tráfego de caminhões madeireiros. A derrubada ilegal de madeira na área foi flagrada várias vezes pelo Ministério Público Federal que solicitou a presença do Incra e da Polícia Militar no local. A Comissão Pastoral da Terra acompanha de perto as negociações.

FALTOSO
O deputado Wladimir Costa (PMDB) foi o deputado que mais faltou às sessões plenárias de votação sem justificar os motivos de suas ausências. Wlad faltou a quase um terço dos 422 dias de sessões plenárias, realizadas nos quatro anos da legislatura que termina neste mês. O levantamento foi feito pelo site Congresso em Foco, de Brasília.


MINERAÇÃO SOLTA
Porque o Estado está cada vez menos presente nas cidades que abrigam os grandes projetos minerais?


DE SANCTIS NO STF
O nome do juiz Fausto Martin De Sanctis está na lista dos nomes indicados ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). De Sanctis foi um dos principais responsáveis pela prisão do banqueiro Daniel Dantas, por duas vezes. Os outros nomes são: Leomar Barros Amorim de Sousa, Odilon de Oliveira, Reynaldo Soares da Fonseca, Ricardo César Mandarino Barreto e o ministro do STJ Teori Albino Zavascki. A vaga em questão decorre da aposentadoria do ministro Eros Grau. A lista foi enviada à presidente Dilma Rousseff.


RECURSOS
A ex-governadora Ana Júlia deixou recursos para o recapeamento da Presidente Vargas, do trecho que segue da Magalhães Barata até a Curuá-Una. A castigada Gonçalves Dias, no Uruará, também já tem recursos para sua pavimentação. Resta esperar o início das obras que deve sofrer em seu cronograma a influência do período das chuvas.


PT BELTERRA

O PT belterrense vive uma estrondosa crise interna que pode culminar com a saída de um quadro histórico da legenda. A briga pela presidência da Câmara Municipal foi apenas um aperitivo do que ainda pode vir pela frente.

Nenhum comentário: