quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Índios aprovam construção de hidrelétrica dentro de reserva

Cerca de 40 comunidades indígenas da região de serra e do lavrado, no estado de Roraima aprovaram, na segunda-feira (24/1), a construção de uma mini central hidrelétrica dentro das terras indígenas da área conhecida como Raposa Serra do Sol. A consulta formal e aberta foi realizada na comunidade de índios do Flexal, em Uiramutã (RR).

A consulta sobre a implantação do projeto especial do Programa Luz para Todos, que consiste na construção de uma mini central hidrelétrica na cachoeira da Andorinha na área indígena recém-demarcada, foi realizada pela Companhia Energética de Roraima (CERR).

As comunidades indígenas se reuniram desde o sábado (22) quando técnicos da empresa de energia, Secretaria de Estado do Índio e da empresa responsável pelo projeto fizeram apresentação do plano e as vantagens de construção da mini hidrelétrica.

Recentemente, a CERR apresentou projetos ao Ministério das Minas Energias para a captação de recursos para a construção de duas centrais hidrelétricas em terras indígenas, sendo uma na Raposa Serra do Sol e outra no Surumu, dentro da Reserva São Marcos, ambas no estado de Roraima.

Foto: Antônio Diniz


Nenhum comentário: