quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Santarém pode ganhar duas delegacias na periferia

Alailson Muniz
Da redação


O novo Superintendente de Polícia Civil do Baixo Amazonas, delegado Gilberto Aguiar, disse em entrevista exclusiva à nossa reportagem que vai pedir ao Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Segurança Pública, a construção de mais duas delegacias para Santarém. Para ele, o município já cresceu ao ponto de necessitar dessas duas unidades de segurança pública. O objetivo é, além de combater o crime, desafogar a 16ª Seccional que funciona na avenida Borges Leal. 

Gilberto Aguiar tem 38 anos e há dez está na Polícia Civil. Sua primeira delegacia foi em Monte Alegre, onde passou nove meses, vindo em seguida para Santarém. Aqui, Aguiar esteve no comando da delegacia municipal [Há época não existia Seccional] por quatro anos e depois passou a ser diretor da 16ª Seccional, criada em Santarém. Saiu do cargo em 2009 e há dez meses estava afastado do trabalho por motivo de saúde. Hoje, retorna como Superintendente Regional.

Sobre a escolha para o cargo, Gilberto Aguiar afirma que foi escolhido por seu trabalho ser sério e honesto e porque o governo deu a entender que quer pessoas técnicas, engajadas que queiram realmente trabalhar. Sobre o recente episódio que envolveu o seu nome e de sua esposa, Aguiar fala que usaram de "sensacionalismo e interesses particulares" para desmoralizá-lo. A seguir leia a entrevista na íntegra.

Quais os principais crimes que serão combatidos em sua gestão?
Gilberto Aguiar - Principais focos sempre foram assaltos e tráfico de drogas, mas vamos intensificar também os trabalhos contra a Pirataria. Quanto à Pirataria não vamos pegar os pequenos vendedores, mas os grandes responsáveis pela distribuição. Temos de combater realmente e fonte. Vamos fazer uma união maior com as Polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal para combater esses crimes. Isso em toda a região do Oeste paraense.

Quantos municípios estão subordinados ao senhor?

Gilberto Aguiar - No total, são dezoito. Vamos olhar para todos eles. A Seccional é de Santarém, mas a Superintendência compreende todos esses municípios.

Quanto ao efetivo, o senhor pretende solicitar aumento? Algum serviço para os policiais?

Gilberto Aguiar - É claro que mais policiais sempre serão bem vindos. O atual governo poderá realizar concursos para isso. Quanto ao que temos no momento, vamos estruturar logisticamente o efetivo retirando de onde há muito para onde há pouco. Tudo dentro de questões táticas e estratégicas. Junto a Belém vamos tentar conseguir apoio técnico para os policiais que necessitarem. Às vezes, a carga de trabalho faz com que eles necessitem de acompanhamento social, uma psicóloga. Temos o DAS (Diretoria de Assistência ao Servidor) na Polícia Civil e vamos tentar trazê-lo para a nossa região. Às vezes, acontece algo de errado no exercício da profissão e o policial necessita desse acompanhamento.

O governador Simão Jatene colocou Segurança como prioridade. Como senhor pretende trabalhar para ajudá-lo no sentido de resolver os problemas de segurança pública em sua jurisdição?

Gilberto Aguiar - Vamos combater de forma eficaz, séria e honesta a criminalidade na região. Em termos de estrutura, vamos fazer um apanhado geral sobre viaturas, infraestrutura dos prédios das delegacias e efetivo para fundamentarmos nossas solicitações à Belém. Sei que tem muito a fazer, mas vamos fazer a nossa parte. Chamar os colegas para que façam isso em suas delegacias.

Em relação a Santarém?
Gilberto Aguiar - Vamos pedir duas delegacias de bairro para desafogar a 16ª Seccional. Tudo está concentrado lá. Nos finais de semana, o plantão lá fica sobrecarregado. Então, com a ajuda de mais duas delegacias de bairro resolveremos esse problema. Achamos que Santarém já cresceu bastante ao ponto de precisar dessas unidades de segurança pública.
 

Nenhum comentário: