terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Governo oferece apoio à manutenção do projeto Navegapará em Santarém


A rede de internet Navegapará vem apresentado problemas técnicos em Santarém, causados por falta de manutenção. Desde que foi entregue ao município, em novembro de 2010, pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), a rede não recebe a devida manutenção. O governador Simão Jatene garante à população da região que o acesso gratuito à internet será mantido e, para isso, já está sendo disponibilizado apoio técnico na manutenção da infraestrutura de telecomunicações à Prefeitura de Santarém.

Atualmente, quinze pontos de internet da rede Navegapará instalados no município estão sem conexão. Cada equipamento custou aos cofres públicos cerca de R$ 5 mil e há mais de dois meses a rede de rádios não recebe manutenção. "Estamos tentando contato com a prefeitura para solucionar esta questão. Vamos, inclusive, disponibilizar todo o apoio logístico necessário, pois é interesse do Estado dar continuidade a esse projeto", informa o presidente da Prodepa, Theo Pires.

A situação da rede será tema de uma audiência que o presidente da Prodepa está tentando marcar com a prefeita de Santarém, Maria do Carmo, e que aguarda apenas por uma definição da melhor data para a gestora. No encontro, será definida a melhor forma de trocar informações e esclarecer as responsabilidades dos atores, Governo e Prefeitura com o projeto. Theo Pires informa que ainda nesta terça-feira, 15, deslocou um engenheiro de telecomunicações da Prodepa para fazer um mapeamento mais preciso e agilizar o processo de reparo da rede.

Contrato- Segundo acordo do Navepará em Santarém, o Estado repassaria parte dos recursos financeiros, que totalizam R$ 508 mil, e colocaria à disposição o sinal de internet, na localidade. Em contrapartida, a Prefeitura faria a manutenção dos 55 equipamentos WI-FI. A partir de projeto elaborado pela Prodepa e dos recursos repassados pelo Estado, a Prefeitura adquiriu equipamentos num registro de preços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e licitou o serviço de implantação, que foi feito pela Prodepa.

Histórico - O núcleo da Prodepa de Santarém vem apontando à Prefeitura os problemas detectados no serviço para que se abra o chamado de manutenção, através de certame licitatório realizado pelo município. Mas até o momento não houve qualquer posicionamento por parte do governo municipal. "Até já fizemos contato com a empresa contratada para fazer a manutenção da rede, solicitando prioridade para este atendimento, porém é preciso que a Prefeitura, que é a contratante, faça o chamado de solicitação", esclarece Theo Pires.
(Manuela Viana - Secom)


Um comentário:

Anônimo disse...

Visão palpitante neste sítio, postagens deste modo dão valor a quem analisar neste blog :/
Realiza mais de este web site, a todos os teus utilizadores.