segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Retirada de máquinas de hemodiálise repercute na Câmara de Santarém


Denúncia publicada com exclusividade por O Estado do Tapajós, edição desta semana, sobre a transferência de cinco máquinas de hemodiálise do Hospital Regional do Baixo-Amazonas para os hospitais de Altamira e Redenção, ganhou repercussão durante sessão da Câmara de Vereadores de Santarém.

Os vereadores Nélio Aguiar(PMN), Marcela Tolentino(PDT) e Emir Aguiar(PR) criticaram a medida. 

Segundo os parlamentares, há pacientes à espera de vagas para hemodiálise e a Sespa não poderia ter tomado essa medida. "Recebbi email do conselho de saúde reclamando da retirada das máquinas", afirmou Marcela.

Emir leu na íntegra a matéria do jornal O Estado do Tapajós e cobrou providências da Sespa para que a transferência seja cancelada e que as máquinas que se encontram no almoxarifado do HRBA sejam imediatamente instaladas.


Hoje à tarde, os vereadores vão cobrar explicações do diretor do hospital,Herbet Moreschi, em reunião marcada para as 14h30, no HRBA.


----
Atualização às 16h43 de 1 de março de 2011:
 
Sespa explica transferência de máquinas de hemodiálise
 
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) garante que a população de Santarém, município do oeste do Pará, não será penalizada com a transferência de três máquinas de hemodiálise do Hospital Regional do Oeste para o Hospital Regional do Araguaia, em Redenção (sul do Estado). A transferência foi autorizada porque as máquinas não estão sendo utilizadas, enquanto 22 pacientes renais crônicos de Redenção aguardam para fazer a hemodiálise.
O objetivo da Sespa é minimizar a situação desses pacientes imediatamente, assegurando que o serviço do Hospital Regional do Oeste, em médio prazo, será ampliado com mais oito máquinas de hemodiálise. Mas antes é preciso ampliar o espaço físico, cuja obra está sendo iniciada.
Segundo o coordenador dos Hospitais Regionais, Arthur Lobo, "quando essa obra for concluída, iremos duplicar a capacidade de atendimento no Hospital Regional do Oeste, que passará a atuar com 19 máquinas".
A decisão de transferir as máquinas faz parte do Plano Estadual de Nefrologia e foi aprovada na reunião da Câmara Técnica de Nefrologia, realizada na última quinta-feira (24), no gabinete da Sespa, onde também foi decidida a transferência de duas máquinas de Santarém para o Hospital da Transamazônica, em Altamira, pelo mesmo motivo.
Todas as medidas em relação à área de Nefrologia passam pela Câmara Técnica de Nefrologia, que tem a finalidade de discutir e definir as diretrizes do Plano Estadual de Nefrologia, com ações desde a prevenção até o transplante de rim.
A Câmara Técnica é formada por representantes da Sespa, Secretarias Municipais de Saúde, Sociedade Paraense de Nefrologia, Associação dos Renais Crônicos e Transplantados (ARCT-PA) e dos Serviços de Nefrologia.
Roberta Vilanova - Sespa

Nenhum comentário: