quarta-feira, 30 de março de 2011

Contraponto, a coluna semanal de Alailson Muniz



Verbas federais
Cerca de 80% das verbas federais esperadas pela prefeita Maria do Carmo estão em projetos estacionados nos Ministérios do Turismo e das Cidades. A gestora já foi a Brasília para conhecer os novos ocupantes das pastas.
Alenquer faz concurso
A Prefeitura de Alenquer, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu as inscrições ao concurso público destinado ao preenchimento de vagas ao cargo de nível fundamental de Agente Comunitário de Saúde. O pagamento da taxa de inscrição será no valor de R$ 40,00 (quarenta reais) e a inscrição ocorrerá no período de 04 a 08 de abril. Quem realiza o certame e a Fadesp (www.fadesp.org.br).
Justiça longe do interior
Promotores justiça e defensores públicos não querem ficar em cidades pequenas do interior do estado. Eles chegam ás cidades com a intenção de sair. Alguns passam mais de dez dias sem visitar as comarcas que assumem. A situação contribui para a impunidade e para a morosidade no andamento de simples processos, também cercear o direito de acesso à justiça gratuita.
Ficha limpa
Muita gente cmomerou, mas muita gente chorou após a decisão do ministro Luis Fux de não retroagir os efeitos da chamada 'Lei dos Ficha Lima', que impediu vários 'fichas sujas' de assumirem mandatos conquistados nessas últimas eleições.
Ficha Limpa II
A senadora Marinor Brito, do PSOL, deve deixar sua cadeira para o ex-deputado federal e magnata das comunicações, Jader Barbalho, do PMDB.
Parazão 2011
O Paysandu sagrou-se campeão da Taça Cidade de Belém, que vale pelo primeiro turno do Parazão 2011. A equipe venceu o Cametá pelo escore de 3 tempos a dois. Rafael Oliveira, ex-São Raimundo foi o destaque da partida e também artilheiro da competição. Parabéns ao clube! O São Raimundo volta a campo pelo segundo turno no próximo dia 3 de abril contra a equipe do Remo, no Colosso do tapajós.
Susipe retoma granja
A Superintendência do Sistema Penal do Pará (Susipe), por meio da direção do presídio Silvio Hall de Moura, em Santarém, retomou o projeto de criação de pintos para engorda que estava paralisado há dois anos. O diretor coronel Walter Santo disse que o projeto ajuda na ressocialização dos presos e também concede a eles uma ajuda financeira.
Demora na fila
O vereador Nélio Aguiar (PMN) criticou a demora que os clientes enfrentam nas filas de bancos em Santarém. Ele quer exigir das instituições bancárias o tempo limite de atendimento ao cliente, determinado por lei municipal, de autoria do vereador Valdir Matias Júnior e que, segundo Nélio Aguiar, não está sendo cumprida. Nélio fez um comparativo dizendo que um supermercado coloca de dez a 15 caixas para atender seus clientes e os bancos que obtém grandes lucros e tem poder econômico financeiro bem maior "e para atender a população oferece, dois, três, cinco caixas, fazendo com que as pessoas fiquem perdendo seu tempo, sofrendo em longas filas". O parlamentar cobrou uma atuação mais efetiva do PROCON , que no seu entendimento além de fiscalizar deveria estar multando as agências bancárias que não cumprem a lei, já que esta determina multa.
Fim da greve
Chegou ao fim a greve dos professores, mas ainda há um impasse sobre a reposição das aulas. O ano letivo deve se estender até 2012. Os estudantes não gostaram muito da ideia, mas pouco vão poder fazer.
Audiência
Os funcionários públicos Evaldo Viana e Sandra Pontes, os advogados Euler Ferreira e Pedro Marialva, as jornalistas Natashia Santana e Nelma Bentes, os vereadores Nélio Aguiar e Gerlander castro são leitores assíduos da coluna. Obrigado pela audiência.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na verdade eu sou concursado da defensoria publica, e posso afirmar com certeza que há 90 pessoas querendo entrar na instituição e nao se importam de ir e ficar em cidades pequenas do interior do Pará.

O que falta é o governo chamar!!!