quinta-feira, 30 de junho de 2011

Silval vai a Rússia e China; grupo pode investir em ferrovia Nova Mutum-Santarém

Um grupo empresarial chinês, com tecnologia e grande expertise em ferrovias, poderá investir em uma linha férrea ligando Nova Mutum a Santarém (PA). A informação foi dada pelo governador Silval Barbosa, ontem à tarde, durante coletiva. O governador anunciou que vai a Rússia e, posteriormente, a China, dialogar com possíveis investidores e convidá-los para conhecer o Estado. Ele embarca esta tarde.
"Recebi uma proposta de um grupo chinês, que tem interesse em conhecer o projeto que começamos a elaborar, da ferrovia entre Nova Mutum a Santarém. Tem empresários da China, com expertise, tecnologia, além de empresas ligadas ao governo chinês, com intenções de investir no Brasil", falou. O grupo ao qual se refere Silval, já seria detentor de 90.000 km de ferrovias no país asiático. "Estou indo conhecer o grupo e fazer o convite para que eles venham a Mato Grosso, conhecer as possibilidades de investir aqui e no Pará", falou.
Com o governo russo, Silval vai tratar de outra possibilidade de parceria. O estado estaria com intenções de adquirir equipamentos com tecnologia moderna de monitoramento, para montar um centro integrado de operações na capital e nas regiões pólo. Em contrapartida, seriam doados a Mato Grosso veículos equipados com sistema de monitoramento via satélite, para fronteira.

Para ser feito escoamento da safra, produção madeireira, carne e demais produtos do Médio Norte (Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Alta Floresta e demais cidades) via porto de Santarém (PA), está na reta final a pavimentação da BR-163. As obras, da divisa de Mato Grosso até a cidade paraense iniciaram há cerca de 2 anos e a previsão é de conclusão no final de 2012, de acordo com o DNIT.
Ainda no setor de ferrovias, o governo federal está concluindo projetos para iniciar a Ferrovia Centro-Oeste, ligando Goiás e Mato Grosso a Porto Velho, em Rondônia, onde tem porto, também para escoar a produção. Lucas do Rio Verde terá um terminal de cargas - previsão de ser construído até final do ano que vem. (Fonte: Só Notícias/Editoria e Marcio Uhde, de Nova Mutum (foto:Só Notícias)

Nenhum comentário: