quarta-feira, 6 de julho de 2011

Paratur realiza campanha contra turismo sexual no Polo Tapajós

O Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com a coordenação do Polo Turístico Tapajós, promoverão neste mês de julho ações de sensibilização contra o turismo sexual em sete municípios do oeste paraense: Santarém, Prainha, Aveiro, Itaituba, Oriximiná, Belterra e Juruti.

Lançado em 2004 pelo Ministério do Turismo, durante o I Fórum Mundial de Turismo para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável, o Programa Turismo Sustentável e Infância prevê o compromisso governamental e não governamental com a proteção de crianças e adolescentes no Brasil. Essa prevenção tem sido realizada pela Paratur por meio do Núcleo de Registro e Qualidade, que atua em parceria com inúmeras entidades.

Neste primeiro semestre o tema foi abordado em palestras e seminários da Paratur nos polos turísticos do Estado e na Câmara Federal, em Brasília, onde o presidente da Paratur, Adenauer Góes, participou em maio do Seminário sobre Políticas Públicas de Combate à Exploração Sexual Infantil e ao Turismo Sexual.

Informação - No Tapajós, a ação de prevenção ao turismo sexual prevê a distribuição de 7 mil folders informativos sobre a violação de direitos da criança e do adolescente, esclarecendo sobre o TSI. A distribuição do material será feita pelos órgãos oficiais municipais de turismo, tendo como público alvo os veranistas.

Segundo Adenauer Góes, 30% dos casos de exploração sexual ocorrem em locais de hospedagem. Ele ressaltou a importância da atuação da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) e do Cedeca Emaús, que atuam para garantir esses direitos no Pará.

“Nós devemos buscar a integração de políticas públicas, privadas e do trabalho de entidades sociais, para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil, visando fortalecer a rede de instituições que atuam nessa área”, disse Adenauer Góes, para quem um bom exemplo de avanços no Pará, nessa área, é a criação do Projeto  Mover – Movimento Pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O governo do Estado, por meio do Programa Pró-Paz, também promove outras ações preventivas neste veraneio, e iniciativas destinadas a difundir a cultura de paz em 65 municípios e 87 localidades paraenses, com focos diferenciados: respeito ao meio ambiente, defesa do consumidor e defesa dos direitos da criança e do adolescente, por meio do Pró-Paz Integrado, além de fiscalização no trânsito, envolvendo 325 agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). (Texto: Benigna Soares - Paratur)
Saiba mais em: www.turismoparaense.blogspot.com

Nenhum comentário: