sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Começa a propaganda eleitoral gratuita do plebiscito

Do Blog do Parsifal

shot001

Tiveram início hoje, 11.11.11, as campanhas de rádio e TV pró e contra a divisão do Pará em mais dois estados, o que resultaria em três estados no mesmo território que hoje alberga um. 

Os contrários à divisão têm o publicitário paraense Orly Bezerra, que comandou várias campanhas políticas vitoriosas no Pará. Os favoráveis contam com o publicitário baiano Duda Mendonça, conhecido nacionalmente, mormente depois que comandou a campanha que elegeu o presidente Lula ao Planalto. 

Os dois publicitários não cobram honorários, mas, é evidente, os custos de elaboração dos programas são elevados. 

Orly Bezerra fez o avant première tendo como núcleo o “paraensismo”, a partir do qual se veta qualquer sentimento que vise diminuir o território paraense. Este viés fala, principalmente, à macro região metropolitana de Belém, onde tal protagonismo é cimentado com mais fervor, a ponto de seus personagens não terem outro argumento senão a chula querela pura e simples de disparar impropérios contra quem ouse lhes apresentar argumentos. 

Duda Mendonça, que tem a missão principal de resfriar o motor desta obtusa concepção, elaborou a sua inauguração pinçando pontos de racionalidade plana, sem perder o teor do apelo emocional. 

Não é possível transformar dados substantivos em verbos, e os pontos abordados por Duda Mendonça são incontestáveis: em se transformando o Pará em três estados, os recursos a maior, em quatro anos, para toda a área, serão na ordem de R$ 12 bilhões. 

Em se recusando a proposta da criação dos novos estados, o povo paraense estaria dispensado, em quatro anos, recursos que poderiam construir estradas, hospitais, escolas e implementar a qualidade de vida de parte do Norte do Brasil, que tem recepcionada até mais que isto, mas, totalmente direcionado aos interesses da União, e não do Pará.

4 comentários:

Beto disse...

Eu não sou do Para, gostaria de saber por que não colocaram o nome desses estados com algum tema cristão?
Por que não o nome de algum santo?
Aí mais específico, um tema católico?
Uma homenagem a um santo ou apóstolo?
Ou mesmo homenagem ao Frei Galvão?
Foi a população que escolheu esses nomes?
Obrigado.

Anônimo disse...

O redator se esquece que Duda Mendonça, além de ser o mentor da campanha da eleição do Lula, TAMBÉM FOI O MENTOR E "GAROTO PROPAGANDA" DA MALFADADA CAMPANHA PELA DIVISÃO DO ESTADO DA BAHIA, em boa hora rechassada pelo brioso povo bahiano.
Espero que o senhor redator do "O Estado do Tapajós on-Line" não CENSURE E DEIXE DE PUBLICAR este meu comentário. É o mínimo de decência e democracia que assim este jornal pode manter.

Anônimo disse...

Lendo o Estado on-line, me deparo com esse eleitor do "não"...acredito que o brioso povo paraense, vai rechassar o "não", para que o resto do Pará, possa, enfim, progredir e também Belém, trânsito caótico, violência além dos limites imaginavéis, filas sem fim nos hospitais...Deus me defenda de Belém e que a defenda dos "não"...

Anônimo disse...

Comentário: Paulo Betim

PALAVRAS ASSASSINAS DO BELENENSE ELISEU PATRIOTA SOBRE A CARREATA DO SIM NO DOMINGO

Sinto falta de gente igual o lendário Almir...

Nunca votei no mesmo, mas hoje votaria só para ele mandar a polícia daqui de Belém matar todos os separatistas numa curva qualquer, num lugar qualquer, mum Sul qualquer...

A polícia daqui dá conta de todos... é só colocar em fila de 7 em 7

Eliseu Patriota - Via Facebook

É ESSE O PARÁ QUE QUEREMOS, CHEGA DE COLONIALISMO ?
SIM AO DESENVOLVIMENTO.