terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O pior espetáculo da Terra


shot004

Do Blog do Parsifal

Lendo uma reportagem do “Estado de S. Paulo”, sobre uma das maiores tragédias, provocadas por fogo no Brasil, um incêndio que tomou o Gran Circo Norte-Americano em Niterói, na noite de estreia em 17.12.1961, quando morreram 503 pessoas e centenas de pessoas restaram feridas, um quadro episódico merece ser postado aqui, pela sua peculiaridade.
Quem conta a cena é o médico Márcio Torres, à época com 26 anos e apenas três de formado:
shot002Conta Torres que nos primeiros dias depois do incêndio, viu um homem caminhar entre os leitos de queimados no Hospital Antônio Pedro, em Niterói.
De repente o homem apressou-se a sentar em uma cadeira ao lado de uma das mesas da enfermaria e, sem se conter, abaixando a cabeça entre as mãos, começou a chorar alto e compulsivamente.
Márcio Torres, acreditando que se tratava do parente de uma das vítima, foi ter com ele para lhe retirar da enfermaria. Ao se aproximar e tocá-lo, foi tomado de surpresa: tratava-se do então presidente João Goulart.
Não trocamos nenhuma palavra. Eu o peguei por um braço, o bispo de Niterói o pegou por outro, e o ajudamos a deixar a enfermaria”, conta o médico, hoje com 76 anos.
Jango, como sói saber, foi apeado da presidência pelo golpe militar de 1964.
Clique aqui para ler um infográfico preparado pelo “Terra”, sobre a tragédia do Gran Circo Norte-Americano.
Fotos: AE

Nenhum comentário: