quinta-feira, 12 de abril de 2012

Laudo técnico garante segurança do prédio da Uepa em Santarém

Agência Pará

A empresa especializada contratada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) apresentou, no início da noite desta quarta-feira (11), laudo técnico sobre as condições estruturais do prédio de salas de aula e laboratórios do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Santarém, que encontra-se interditado desde o início do período letivo. As conclusões do laudo apontam a segurança da estrutura, afastando  “possibilidade de ruína”.

Foram feitas recomendações apenas para intervenções na alvenaria do prédio onde ocorreram as rachaduras, motivadas pelo processo de sedimentação e acomodação do terreno onde o prédio foi construído. Com a segurança da orientação proporcionada pelo laudo, serão iniciadas imediatamente as obras de manutenção e reforma, e ainda serão tomadas as medidas necessárias à nova avaliação do Corpo de Bombeiros e retorno mais breve possível das atividades acadêmicas no campus, resguardando a segurança necessária.

A Gestão Superior já havia tomado as primeiras providências, por meio de avaliações e vistorias internas, e desde o momento da interdição tem empreendido esforços junto com a Seop, responsável pela construção do prédio em 2005, para as correções necessárias. A secretaria, após avaliação no mês de março, solicitou nova avaliação altamente qualificada, o que demandou licitações e prazos, com vistoria e análise, no dia 2 de abril.

Ainda neste semestre, o campus receberá equipe de avaliação do Conselho Estadual de Educação (CEE) para reconhecimento do curso de Medicina, que formará sua primeira turma em junho deste ano. A Gestão Superior informa que está atenta aos prazos e que não haverá prejuízos, pois é possível sanar tais problemas em tempo hábil. Por fim, a Pró-Reitoria de Gestão e Planejamento (Progesp) esclarece que o laudo oficial será disponibilizado aos setores competentes, e que informações extra-oficiais são de responsabilidade de quem as veicula.

Nenhum comentário: