terça-feira, 11 de setembro de 2012

Deputado Nélio Aguiar enaltece a festa do Çairé

Kátia Aguiar

A importância da festa do Çairé, a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia, que será realizada em Santarém, no período de 14 a 17 deste mês, na vila de Alter do Chão, foi destacada nesta terça-feira, 11, pelo deputado Nélio Aguiar (PMN), durante sessão na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). O apoio do Governo do Estado foi fundamental para mais uma edição da festa, então, aproveito para  convidar a todos os parlamentares desta Casa a participar desse grande evento na nossa querida Santarém”, disse.

O Çairé acontece há mais de 300 anos na Vila de Alter do Chão, que abriga a mais linda praia de água doce do planeta, segundo guias de turismo. A festa  mistura elementos religiosos e profanos, o que dá um toque diferente e especial à festa. O Çairé foi criado pelos jesuítas que colonizaram a região e inicia com procissões, ladainhas, apresenta ainda manifestações folclóricas e encerra com  a disputa dos botos Cor de Rosa e Tucuxi. São eles os anfitriões do Festival dos Botos, uma disputa de arte que embeleza as noites do Çairé. Através de alegorias, fantasias, coreografias e música, um corpo de jurado escolhe qual grupo dramatizou melhor a lenda do boto, que conta que a estória de que moças ribeirinhas são seduzidas pelo boto que virou homem.

“Parabenizo aos comunitários de Alter do Chão pelo empenho e dedicação de todos para mostrar ao Pará, Brasil e o mundo a nossa cultura amazônica” disse Nélio.

Nenhum comentário: