Da redação
As quatro secretarias criadas no início do segundo mandato da prefeita Maria do Carmo e que pouco mostraram serviço no decorrer dos últimos quatro anos, têm um orçamento global de quase R$ 11 milhões ao ano para gastos com aluguel de imóveis, veículos, telefone, energia, material de expediente, combustível, entre outros.
As quatro secretarias criadas no início do segundo mandato da prefeita Maria do Carmo e que pouco mostraram serviço no decorrer dos últimos quatro anos, têm um orçamento global de quase R$ 11 milhões ao ano para gastos com aluguel de imóveis, veículos, telefone, energia, material de expediente, combustível, entre outros.
O orçamento de 2012 da Secretaria Municipal de Organização Portuária (SEMOP) é de R$ 1.220.000,00. A criação da SEMOP que tem como titular o empresário Hilário Coimbra, indicado pelo PR, foi uma das mais criticadas, por que em termos práticos, nada foi executado pelo órgão. No terminal da Praça Tiradentes continua a mesma desorganização e as reclamações de proprietários de embarcações, estivadores e usuários são muitas, principalmente em relação às precárias condições de funcionamento do porto improvisado. Enquanto que, na Vila Arigó, se arrasta há anos a construção do terminal de cargas e passageiros.
A Secretaria Municipal de Produção Familiar (SEMPAF), que até meados do ano passado foi gerida pela sindicalista e atual vereadora Ivete Bastos (PT), que transmorofou o írgão em seu feudo eleitoral, tem o maior orçamento entre as quatro criadas no segundo mandato da prefeita Maria do Carmo, em torno de R$ 6.660.000,00. A criação da SEMPAF, também foi alvo de críticas por parte dos produtores que achavam que o novo órgão daria impulso à produção familiar rural no município de Santarém, o que não ocorreu apesar do município dispor de 2 secretarias de 'agricultura', pois a SEMAB também foi mantida.
Entre as ações que a secretaria focou, está a produção de peixe em cativeiro (uma ação que já era desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento - SEMAB) e a introdução de produtos da agricultura familiar na merenda escolar.
A Secretaria Municipal de Habitação, que tem como titular o empresário Humberto Frazão (PTB), com um orçamento anual de R$ 660 milhões, se ocupou do aforamento de terrenos na área urbana do município e mais recentemente, dos cadastros do programa federal Minha Casa Minha Vida.
E por fim, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (SEMSC), com o orçamento anual de R$ 2.750.000,00 dos quais R$ 1.120.000,00 são destinados às ações da Defesa Civil Municipal, se ocupou de acompanhar as ações da Defesa Civil nas áreas de risco da cidade durante o período chuvoso e em quatro anos, não conseguiu implantar a Guarda Municipal.
Além das quatro secretarias, no segundo mandato da prefeita Maria do Carmo foram criadas três coordenadorias municipais (Integração regional, Promoção Social e Orçamento Participativo).
A Coordenadoria da Integração Regional que é vinculada à Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) tem um orçamento de R$ 320 mil/ano. Enquanto o Orçamento Participativo, vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), tem um orçamento anual de R$ 240 mil.
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