terça-feira, 13 de novembro de 2012

Índios pedem que ação da PF em aldeia no Pará seja investigada

Do Globo Rural



A Polícia Federal apresentou um vídeo para mostrar que negociou com a Funai a entrada na aldeia Teles Pires, em Jacareacanga, no Pará.
Os policiais teriam garantido que nenhum índio seria preso, mas os agentes, segundo a PF, foram atacados com flechas no momento em que explodiam as balsas de extração ilegal de ouro.
No confronto, um índio morreu após ser baleado por um policial, segundo testemunhas.
Entidades ligadas aos índios do Pará questionam a ação da Polícia Federal e afirmam que os índios não atacaram os agentes. O Conselho Indigenista Missionário cobra uma investigação para apurar de que forma o índio foi morto.
Nas escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, uma das lideranças dos índios mundurukus pede dinheiro para o funcionário de uma empresa que extraia ouro dentro da reserva indígena.
O dinheiro, segundo a Polícia Federal, era o pagamento de pedágio pela extração de ouro em terra de índios. O esquema movimentou mais de R$ 150 milhões nos últimos anos, de acordo com a polícia.
Dezessete pessoas foram presas, entre elas, donos de empresas que compravam e comercializavam ouro. Catorze índios estão respondendo a inquérito por resistência à prisão e desobediência. De acordo com a polícia, outro inquérito deve apurar a morte do índio.
Três empresas estão sendo acusadas de repassar dinheiro para a tribo em troca da exploração ilegal de ouro.

Nenhum comentário: