quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

MP ajuíza ação relativa à implantação de loteamento residencial na margem da rodovia Fernando Guilhon, na área do Juá


O Ministério Público do Estado, por meio da promotoria de justiça do Meio Ambiente de Santarém, ajuizou, hoje, ação civil pública em matéria ambiental contra a empresa Salvação Empreendimentos Imobiliários (SISA) e o município de Santarém. A empresa é responsável pela implantação de um loteamento residencial no município, em área próxima ao lago do Juá.
O MP requer à justiça que conceda duas medidas cautelares:  a  não continuidade das obras de implantação do loteamento residencial  executado pela empresa nas margens da rodovia Fernando Guilhon, e a suspensão, pelo município, dos efeitos do licenciamento ambiental para a atividade, até a decisão do mérito aos pedidos principais. A ACP foi ajuizada nesta quarta-feira, 12 de dezembro, na 8ª Vara Cível do Fórum de Santarém.
De acordo com a ação, a atividade já foi licenciada pelo município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Ibama constatou que a empresa responsável já desmatou área que atinge atualmente 186,24 hectares, já tendo notificado a Sisa para apresentar documentos referentes à atividade.
A empresa não apresentou  Estudo Prévio de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental  (EIA-RIMA), bem como o licenciamento ambiental, aprovados pelo órgão estadual competente, obrigatórios, de acordo com a legislação, para empreendimentos que ultrapassem 100 hectares.  
A não continuidade do empreendimento e a suspensão do licenciamento dado pelo município até que a decisão final seja apreciada são necessárias, de acordo com o MP, para que “se evite o perigo do dano irreparável ou de difícil reparação ao meio ambiente natural”, diz a ACP.
 Ao final da ação, o Ministério Público requer o deferimento dos pedidos principais. À Sisa, para que não realize a atividade até que o EIA-RIMA e o licenciamento ambiental sejam aprovados pelo órgão ambiental Estadual competente, e ao município de Santarém, para que seja cancele os efeitos do licenciamento ambiental para a atividade.
Lila Bemerguy, do MPE de Santarém


Um comentário:

Anônimo disse...

LATIFÚNDIO DO JOÁ

Estou falando de TERRA! muita TERRA! pode ir ver!
Em área urbana e preservada, pra quem não tem, um dia ter.
Não são metros ou terreninhos,
São quilometros de TERRA!, todos dentro da cidade.

Vai até o aeroporto, e nos fundos tem um Lago,
Esse Lago foi de índio, é chamado de Joá
Adepois dele tem um Rio, Suas praias são nosso orgulho,
vive dentro da gente, todo e qualquer pedacinho.

Poderia ser de Gito, de Maria ou Filomena,
caberiam vários bairros e arborizadas ruas.
Um dia o olho gordo, a mão grande, a fome não sei de quê
Olhou pras TERRAS e disse: Isso vai me pertencer.

Era amigo irmão da maldade nessa TERRA de bem querer
Logo forjou-se tudo para a posse requerer
Hoje o povo olha a TERRA, querendo um pedaço ter
Olho Grande inventa truque para nela permanecer.
paulo cidmil