quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Leitora denuncia que Hospital Municipal de Santarém não tem formulário para transferir criança para Belém

O Blog do Estado recebeu, por email, o relato de um caso de uma criança que estaria internada no Hospital Municipal de Santarém sem que seja possível sua remoção para Belém porque o HMS não dispõe de formulário de AIH(Autorização de Internação Hospitalar).

Diz o trecho do email: "Uma familia do interior com a filha de 5 anos que teve o olho perfurado por uma faca, está desde 3a. feira no hospital municipal. A criança ainda não foi encaminhada para Belem por q o HOSPITAL MUNICIPAL NÃO TEM DISPONIVEL UMA FOLHA QUE PRECISA SER PREENCHIDA (AIH) para a criança ser encaminhada. O caso é urgente ou a criança perderá a visão. O pai da criança me informou isso e eu confirmei com uma enfermeira do hospital".


---
Atualização, às 14h11
A Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Santarém, por email, contesta a denúnica publicada acima:

'O diretor geral do Hospital Municipal de Santarém, Celso Alves, esclarece que a denúncia não procede, já que não houve necessidade de transferência da criança para Belém, o que seria feita através de um TFD  (Tratamento Fora de Domicílio). Segundo o diretor, a criança continua internada no HMS e, ainda hoje, 23, será transferida para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), onde deverá ser submetida a procedimento cirúrgico.

Nenhum comentário: