quinta-feira, 21 de março de 2013

Fruta estupidamente gelada


Paulo Lima

Correio Brasiliense



Cerveja de cereja produzida na Bélgica: para sentir o aroma da bebida encorpada e de espuma densa, basta abrir a garrafa (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)Considerada paixão nacional e popularmente conhecida como loira gelada, a cerveja ganha destaque com sabores inusitados que têm caído no gosto brasileiro. Novas variedades encantam não só pela cor, mas pelo gosto e pelo cheiro predominante sde frutas. As versões artesanais aromáticas que ganham espaço no universo gourmet podem ser preparadas com essência dos frutos ou fermentadas diretamente nos alimentos. O propósito é agradar ainda mais aos consumidores, com sabores exóticos, marcantes e requintados. Cajá, cereja, framboesa, banana, maracujá, tamarindo e até mesmo umbu são alguns dos produtos introduzidos na bebida.

A aceitação do público é tamanha que as cervejas artesanais de frutas chamaram a atenção dos centros acadêmicos. Na Bahia, um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) estuda a produção da bebida com ingredientes do semiárido nordestino. Diferentemente das grandes cervejarias, que usam milho e arroz, a formulação inovadora tem o objetivo de substituir parte do malte de cevada, a fim de diminuir o custo da produção, apresentar novos sabores e deixar a o produto mais leve.

De acordo com o coordenador da pesquisa, Giovani Brandão, as cervejas feitas com frutas ganham espaço pelos compostos aromáticos que as incrementam e aguçam a curiosidade. Brandão se dedicou com afinco ao estudo da bebida. Montou uma minicervejaria no laboratório da universidade e tem investido na produção. “Tenho uma linha de pesquisa de cervejas especiais feitas com os frutos de nossa terra. Isso possibilita não só a descoberta da bebida com novos ingredientes, mas também dá impulso à produção agrícola”, acredita o coordenador do Laboratório de Fermentação e Engenharia de Alimentos da UEFS.

A criação baiana já pode ser apreciada até no exterior. A cerveja de banana, desenvolvida durante o doutorado de Brandão na Universidade de São Paulo (USP), é produzida por uma cervejaria na Costa Rica. “É uma cerveja levemente doce, com baixo teor alcoólico e sabor marcante da banana. Envolve um processo mais barato, já que parte do malte é substituído pelo suco da fruta”, detalha o pesquisador.

Nenhum comentário: