quarta-feira, 20 de março de 2013

Pedofilia: Cardeal mordeu a língua

Do Blog do Parsifal

Erro e reparação

Cada vez mais a opinião pública patrulha o que deve e o que não deve ser dito. Principalmente quando quem diz é uma autoridade com capacidade de repercussão além da própria aldeia.
Declarações polêmicas ajudam na formação de novos conceitos quando elas estabelecem discussões globais. Age com sabedoria quem as profere e, em seguida, percebendo o equívoco, humildemente se coloca em culpa, desculpando-se imediatamente.
Esta foi a atitude do cardeal arcebispo sul-africano Wilfrid Napier, um dos eleitores do conclave, que, na semana passada, respondendo à indagações sobre pedofilia na Igreja Romana, cometeu a frase abaixo: 

Shot006

À repercussão extremamente negativa da declaração, entendida como uma tentativa de justificar a pedofilia flagrada nas sacristias, Napier não se arremeteu à ortodoxia dos que se arvoram em donos da verdade: baixou a cabeça ao mundo e pediu, sem rodeios, as desculpas abaixo: 

Shot008

Aplausos a Napier pela humildade de saber que errou. A pedofilia é um crime mesmo se praticado por pessoas doentes. Se o criminoso é uma autoridade religiosa o crime se torna mais grave, exigindo punição mais rigorosa, não só da Justiça, como da igreja a qual pertence quem o perpetrou. 

A Igreja que não faz isso, esta sim, está gravemente doente.

Nenhum comentário: