quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Turista inglesa doente, deixada em Santarém por navio-cruzeiro, está sendo tratada em hospital público

A  Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informou, nesta quinta-feira(15), que a paciente Joanna Magareth Kiln, 66 anos, deu entrada no Pronto Socorro Municipal (PSM), dia 7 de Janeiro e permanece internada no setor de reanimação.

A paciente é britânica e estava fazendo turismo na região quando passou mal, apresentando quadro pulmonar de dispnéia (falta de ar), tosse produtiva com febre associada. 

Joana era passageira de um navio de turismo que passou por Santarém, antes do carnaval. Ela foi encaminhada ao Hospital Municipal de Santarém pela tripulação do navio, que seguiu viagem para Manaus.

A turista realizou exames físico, de imagens e laboratoriais, sendo diagnosticada com DPOC (doença pulmonar obstrutivo crônica), cujo tratamento foi iniciado de imediato, com antibióticoterapia adequada.

Segundo a prefeitura, a turista continua recebendo atendimentos médico e de enfermagem, realizando o escalonamento do tratamento antibiótico, suporte semi-intensivo e cuidados gerais, apresentando, assim, melhora do quadro clínico. O estado geral é considerado bom, sem sintomas álgicos, sem dispnéia e sem febre.

A direção do HMS está em contato com o Consulado Britânico, que solicitou ao hospital um relatório sobre o estado clínico da paciente, o qual já foi enviado. A família também já foi localizada e vem mantendo contato com o HMS.

O setor jurídico da Prefeitura de Santarém, está cuidando da parte diplomática do caso.

( Com informações da Ascom/PMS)

Nenhum comentário: