segunda-feira, 3 de março de 2008

Candidato do Democratas a prefeito será anunciado em maio

Gisele de Freitas
Repórter

Não está descartada a possibilidade do deputado federal Lira Maia, ex-prefeito de Santarém, candidatar-se ao pleito novamente. Em entrevista coletiva na manhã da última sexta-feira (29), Lira Maia afirmou que o partido Democratas terá candidato a prefeito, mas que o nome só sairá em maio, não descartando a possibilidade de que seja ele próprio. "Tem chance de que seja eu, mas vamos esperar maio" relatou. De acordo com Maia, o Democratas vai apresentar candidatos próprios em todos os municípios com mais de 100 mil eleitores.
O deputado posicionou-se em relação ao setor madeireiro, afirmando que o governo contribuiu para a crise, não se unindo com os trabalhadores para organizar e profissionalizar, realizando operações mais técnicas e menos prejudiciais. Para Maia não se pode simplesmente ignorar os madeireiros, pois eles são responsáveis por diversos empregos em todo o Pará, mas cabe ao governo estadual apontar soluções para a resolução do problema, sem prejudicar nem os madeireiros nem o meio ambiente.
Quanto à emancipação de Mojuí dos Campos, projeto dos moradores do local há anos, o deputado afirmou que há um Projeto de Emenda Constitucional (PEC), na Câmara dos Deputados aguardando para ser votado. De acordo com ele, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entendeu que o projeto de emancipação do município estaria de forma inconstitucional e que a instauração do PEC solucionaria este problema, liberando a emancipação de 50 municípios no país, incluindo Mojuí, mas ainda não há previsão para que o PEC se já aprovada.
Lira Maia também foi questionado em relação a situação da dengue no município de Santarém, e afirmou que o problema é de toda a sociedade e que todos devem unir-se nesta causa sendo que o índice em Santarém está complicado neste ano, e somente os mutirões podem dar um fim no problema. "Há uma empresa em Brasília que está estudando uma forma de controlar biologicamente o mosquito da dengue, mas enquanto isso não é possível a população tem de se prevenir e o governo não pode se omitir de forma alguma. O governo municipal deve convocar a população para agir em parceria contra o mosquito" destacou o deputado.
Finalizando a entrevista, o deputado informou aos santarenos que estavam preocupados com a sua saúde que ele está bem. "Já estou são e salvo e pronto para trabalhar" garantiu.

Nenhum comentário: