segunda-feira, 17 de março de 2008

COMEÇAM OS RITUAIS DA SEMANA SANTA NAS IGREJAS CRISTÃS

Gisele de Freitas
Repórter

As igrejas cristãs da cidade começaram as atividades alusivas à Semana Santa. Domingo (16) foi dia da celebração de ramos, em todas as paróquias. O evento representa a chegada de Jesus a Jerusalém, sendo saudado pelos judeus. Na quinta-feira as igrejas realizam a tradicional cerimônia de lava-pés. Na sexta-feira até ao dia é hora de adoração e meditação sobre a via sacra, lembrando o martírio de Jesus. Às 15h acontece a celebração do Senhor morto, estas celebrações devem ocorrer em igrejas centrais, nos bairros e comunidades católicas no interior. No sábado de aleluia é dia de vigília Pascal, que para os católicos tem símbolo de luz e fogo e é quando se renovam as promessas de batizado. No próximo domingo (23) é quando ocorre a festa da Páscoa, que simboliza a memória da ressurreição de Jesus, vitória da vida sobre a morte.
Durante os festejos de Páscoa, duas paróquias irão encenar a morte e ressurreição de Cristo. A igreja de Aparecida realiza o espetáculo sacro "Jesus, o filho do homem", que será apresentado na sexta, sábado e domingo de Páscoa, na Praça Aparecida, às 18h. A paróquia São Raimundo Nonato apresenta na sexta-feira Santa a peça "A paixão de Cristo" às 19h30min.
Os horários das celebrações nas igrejas católicas dependem de cada paróquia. Na matriz a cerimônia de lava pés acontece na quinta-feira às 19h; a procissão do Senhor morto na sexta, às 15h; no sábado às 19h30min acontece a celebração da luz e no domingo, às 18h30 a tradicional celebração de Páscoa, culminando os festejos.
IGREJA BATISTA - A Igreja Batista relembra a Páscoa há 104 anos, mas no sentido de ressurreição, não de morte. O pastor da 1ª Igreja, Elieber Gomes Alvarez ressalta que as comemorações visam a ressurreição e a remissão de pecados, e não a entrega de chocolates. No domingo de Páscoa as igrejas batistas celebram dois cultos, um às 6h, que relembra a ressurreição de Cristo, e outro a noite, às 18h30, em que o pastor dedica a todos aqueles que têm problemas espirituais e necessitam ser ressuscitados.
IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS - A Igreja Assembléia de Deus não tem programação especial para a Semana Santa, mas deve realizar um culto alusivo na próxima semana.

Nenhum comentário: