terça-feira, 8 de abril de 2008

Efeito global

Miguel Oliveira
Jornalista

Embora se reconheça a necessidade de adequação dos conteúdos de programas televisivos às faixas etárias, tomando-se por base o horário de exibição dos programas, é inegável que a mudança repentina na grade de programação das emissoras filiadas à Rede Globo, na região Norte, vai provocar mudanças de hábitos aos quais os telespectadores estavam acostumados há muitos anos.
Em Santarém, cujo fuso horário é uma hora a menos do oficial, assitia-se à novela das 8 sempre às 20 horas, a exceção do período de horário de verão, quando a principal novela global era exibida às 19 horas.
Um dos hábitos de certas famílias santarenas era assisitir à novela das 8 logo logo após o jantar. Quaisquer compromissos externos eram agendados sempre após a novela. Mas desde hoje, a novela das oito começa a ser exibida às nove da noite. Duas horas após o jantar.
Uma mudança de horário que desfaz reuniões familiares em volta da mesa de jantar, que altera a rotina de quem faz ginástica no início da noite, ou de quem ainda tinha tempo de dar uma espiada na telinha antes de ir para a faculdade.
Alguém pode dizer que essas famílias vão acabar se adaptando, o que pode ser verdade.
Mas que uma mudança radical, mesmo que tomada em uma causa nobre, que é livrar os adolescentes de cenas licenciosas ou inadequadas à idade, mexe com o costume de uma parcela considerável da população. Isso é fato.
As consequencais disso, só o tempo dirá. Para o bem ou para o mal.

Nenhum comentário: