sexta-feira, 23 de maio de 2008

Combate à propaganda ilegal será rígido


Gisele de Freitas
Repórter

O juiz eleitoral da 20ª zona Gabriel Veloso afirmou que o combate à propaganda eleitoral ilegal deverá ser rígido nas eleições para prefeito e vereadores de Santarém neste ano. Veloso garante que já há uma força-tarefa pela cidade fazendo a fiscalização da propaganda extemporânea, da qual participa pessoalmente. Para o juiz, a preocupação agora é com a propaganda fora de tempo, mas quando houver liberação para que a propaganda comece a fiscalização não deverá diminuir, visando encontrar irregularidades. O juiz acredita que a Força Federal deverá ser enviada a Santarém para dar tranqüilidade ao pleito.
O magistrado garante que juntamente com agentes da justiça eleitoral já iniciou fiscalizações pela cidade. A justiça está de olho nos possíveis candidatos ao pleito e em suas atitudes, visando não permitir qualquer tipo de propaganda antecipada ou que fuja as regras a partir do mês de julho, quando a propaganda for liberada. "O tratamento será igualitário e eu não vou permitir que haja irregularidades nas propagandas eleitorais, o que consiste em crime. Já estou trabalhando com poder de ofício e força policial para tomar as atitudes necessárias" afirmou o juiz.
Em relação ao envio da Força Federal que foi solicitada pela juíza Mônica Maciel há meses atrás, o magistrado entende que a mesma é necessária em Santarém para garantir que o pleito será tranqüilo e seguro. Ele afirma que a união ainda está analisando o pedido e ainda não se pronunciou a respeito. "Acredito que esta força deva sim vir para Santarém e concordo com meus colegas que a solicitaram, acho que será realmente necessário para garantir que teremos umas eleições tranqüilas" afirmou Veloso.
PROPAGANDA DA PREFEITURA - O juiz preferiu não comentar a liminar que concedeu na semana passada proibindo as imagens e voz da prefeita Maria do Carmo Martins Lima de aparecerem em programas e propagandas da prefeitura de Santarém. Para Veloso, a liminar foi concedida para que as propagandas fossem retiradas do ar, mas o processo ainda não acabou e está sob julgamento. O processo foi encaminhado a Justiça pelo partido Democratas, pedindo além da retirada das propagandas que a prefeita pagasse multa de R$ 53.205,00, decisão que deverá ser anunciada no final do processo. Maria está sujeita a pagar multa de R$ 5 mil para veiculação da prefeitura que conter sua voz e imagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que isso vale para os outos municipios, porque em PRAINHA a coisa esatá feia, tem adesivos na maioria dos veículos que circulam na cidade...