sexta-feira, 23 de maio de 2008

Santarém registra melhor saldo de emprego formal em 4 anos

Paulo Leandro Leal

A julgar pelos números do emprego formal de janeiro a abril deste ano em Santarém, 2008 poderá ter o melhor resultado dos últimos quatro anos na geração de emprego com carteira assinada.
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego registrou nos primeiros quatro meses deste ano um saldo positivo de 271 postos de trabalho no município, melhor resultado desde 2005, quando iniciou a uma das maiores crises econômicas da região.
O saldo do emprego formal é o resultado da diferença entre o número de contratações e demissões em um período. De janeiro a abril de 2004, o saldo foi positivo, com a geração de 295 novos empregos com carteira assinada em Santarém. Em 2005, o resultado no mesmo período foi negativo, com o fechamento de 183 vagas. No primeiro quadrimestre de 2006, o resultado foi positivo em 149 vagas. E de janeiro a abril do ano passado, o saldo foi novamente negativo, com perda de 124 postos de trabalho.
A expectativa da classe empresarial é que o resultado deste ano signifique uma recuperação da economia regional. O que mais anima o setor é que em nenhum mês deste ano houve resultado negativo segundo os dados do Caged. Em janeiro, foram registradas 624 contratações, contra 610 demissões, um saldo de 14 novos empregos em um mês em que geralmente as demissões são maiores que as admissões. Em fevereiro, foram 663 admissões, contra 587 demissões, gerando saldo de 76 empregos. Em março, o Caged registrou 825 contratações para 750 desligamentos, com saldo de 75 postos de trabalho.
Em todos os meses, as ocupações ligadas ao setor da construção civil foram as que tiveram os melhores resultados. Em abril, segundo os dados do Caged, o único setor que registrou saldo negativo foi o agropecuário, com a perda de 28 postos de trabalho. O setor com melhor resultado é a Construção Civil, com saldo de 55 postos de trabalho, seguido pelo setor madeireiro, que registrou saldo positivo de 38 empregos. O comércio registrou saldo de 27 novas vagas e o setor de serviços teve saldo de 15 contratações.
Recuperação - Apesar dos números do Caged não servirem para medir o nível de desemprego, já que registra apenas as contratações e demissões com carteira assinada e não leva em consideração a população que está desempregada, eles servem como um termômetro da economia. Maior geração de empregos formais significa uma aceleração econômica, o que anima os empresários de Santarém.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), Olavo das Neves, avalia que os dados do emprego formal registrados até agora são bastantes positivos comparados aos dos últimos anos, criando a expectativa de que este ano haja um grande superávit de vagas no mercado de trabalho. "A região vem sofrendo uma crise econômica devido às restrições impostas ao setor agropecuário e florestal", diz Olavo, acrescentando que os investimentos do setor mineral têm contribuído para a recuperação econômica de alguns municípios do oeste do Pará.

Nenhum comentário: