sexta-feira, 23 de maio de 2008

Sai Lúcia Penedo, entra Carlos Alberto Leão

No Espaço Aberto:

O Diário Oficial desta sexta-feira publica dois decretos assinados pela governadora Ana Júlia Carepa que alteram o comando da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Um deles exonera Lúcia Penedo do cargo de secretaria. O outro nomeia Carlos Alberto da Silva Leão para exercer o cargo.Não é de agora que se prenunciava a saída de Penedo da Seel. Sua situação começou a ficar delicada na secretaria quando ela deu de encontro com ninguém menos que Otávio Carepa, um dos irmãos de Ana Júlia e que exerce o cargo de secretário-adjunto.
O desentendimento entre ambos chegou a tal ponto que se estabeleceu, como modus vivendi – precaríssimo, vale dizer -, uma divisão informal de atribuições: Lúcia Penedo cuidava do dia-a-dia administrativo da secretaria e do estádio Mangueirão, enquanto Otávio Carepa tomava conta da área de projetos sociais e dos eventos.
A nomeação de Lúcia Penedo mostra um pouco dos nossos costumes políticos. Ela sempre foi engolida a seco por Ana Júlia e pelos petistas em geral. É que ela tem sangue tucano em seu DNA político, já que chegou a exercer o cargo de adjunta de José Ângelo Miranda, o secretário de Esporte do governo Simão Jatene (PSDB).
E por que vias Lúcia Penedo foi parar no primeiro escalão de um governo petista? Por causa de seu genro Alessandro Novelino, que é deputado estadual do PMDB. Só por isso. Mas, ao que tudo indica, Ana Júlia vai manter a ex-secretária em outro cargo, para não contrariar o acordo com o PMDB.

Nenhum comentário: