quinta-feira, 22 de maio de 2008

Pintura indígena em Nova York


A pintura indígena nos corpos dos visitantes é a última atração da exposição “Amazônia Brasil” em Nova York, que foi aberta no dia 22 de Abril e segue até o dia 13 de Julho. No mês de Maio, os visitantes do evento estão voltando para casa com os corpos marcados pela arte indígena inspirada nas culturas Marajoara e Caiapó. A artista plástica belenense Alcinda Saphira é a responsável pela oficina de arte ornamental amazônica que ocorre dentro da exposição na cidade americana.
A Pintura Corporal Indígena é apenas uma das várias atrações do evento. A “Amazônia Brasil” em Nova York, uma das mais importantes exposições já realizadas no mundo sobre a região, está espalhada por toda a cidade, convidando os moradores de Nova York a deixar a floresta de concreto para experimentar a cultura da Amazônia brasileira.
A artista Alcinda Saphira nasceu em Belém e começou sua formação artística na Escola de Belas Artes Federal da Bahia. Por anos, Alcinda viajou de cidade em cidade, buscando nas técnicas amazônicas inspiração para as cores, formas, texturas e temas das suas obras. Hoje, possui um estúdio em Nova York que, por cerca de 10 anos, tem sido referência artística e importante local para a promoção da arte brasileira.
A “Amazônia Brasil” em Nova York conta com patrocínio da Alcoa e Alcoa Foundation.

Nenhum comentário: