quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Cursos de educação física e fisioterapia da Uepa/Santarém sãos os melhores do ENAD

No Amazônia:

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, ontem, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2007, o 'provão' do ensino superior. No Pará, dois cursos tiveram a nota máxima. Um é o de educação física e outro é o de fisioterapia, ambos oferecidos pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Santarém.
Os dois cursos alcançaram nota 5, dentre os 52 avaliados pelo MEC. A avaliação produz uma média que leva em conta o desempenho dos estudantes ao responderem questões de conhecimentos gerais e específicas aplicadas pelo órgão.
Participam da avaliação sobre 16 cursos os ingressantes e concluintes selecionados pelo ministério a partir de lista indicada pelas instituições de ensino superior públicas e privadas. A análise se dá, então, por amostragem, diferentemente de quando o provão se iniciou, quando era aplicado a todos os concluintes.
No Pará, a maioria das notas varia de 2 a 3, com algumas exceções para desempenhos melhores e piores. A nota 5 só foi alcançada por dois cursos, enquanto a 4 foi obtida por três (educação física, da Uepa/Altamira, da UFPA/Castanhal e odontologia da UFPA/Belém).
É de se destacar que nenhuma das instituições particulares avaliadas obteve os melhores desempenhos. O curso de Nutrição, do Centro Universitário do Pará (Cesupa) é um dos dois cursos que obtiveram nota 1. O outro foi tecnologia em agroindústria, da Uepa de Paragominas.
Em compensação, o mesmo curso de nutrição do Cesupa obteve nota 2 no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), outro conceito de avaliação educacional com resultados divulgados ontem pelo MEC.
O IDD avalia se o estudante alcançou o desempenho esperado para o curso em que está matriculado. Como são pontos de vistas diferentes, o IDD muitas vezes é diferente do Enade. O curso de serviço social ofertado pela Universidade da Amazônia (Unama) obteve IDD 4, mas Enade 3, por exemplo.
Nutrição (3 Enade) e odontologia da UFPA, em Belém, alcançaram 4 no IDD. Mas o melhor desempenho nesse item também ficou com os educação física e fisioterapia da Uepa. O curso de enfermagem, mantido pela Uepa em Santarém, aparece entre os de menor indicador de diferença (2), embora a nota da maioria dos cursos ainda não conste do relatório divulgado.
Mais aqui.

Nenhum comentário: