terça-feira, 18 de novembro de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

A era da boate
As mudanças de hábitos e costumes na cidade provocou de "Tivúlcio", que não se identificou, um artigo, sob o título "Com o máximo respeito", em O Jornal de Santarém, de setembro de 1964, que reflete o nascente conflito de mentalidades em Santarém.

No tempo presente já não basta o cinturão que aperta a nossa castigada existência ainda passo a matracar nas coisas da nossa pândega sociedade, roubando a paciência dos esforçados diretores do "Centro Recreativo". Porém ERRARE HUMANUM EST.
O baile, com a presença do ilustre Governador do nosso Estado, teve a sua etiqueta ornamentada com a presença de distintas damas, sorridentes e simpáticas Mademoiselles e com o comportamento dos Dândis dançantes.
Com a evolução dos nossos costumes existem travancas de idéias entre os "maduros" e os novos de idéias apuradas.
A diretoria do Clube, constituída de elementos novos, com idéias apuradas, achou de bem apresentar uma amostra do chamado "ritmo" de Boate num baile de etiqueta. O resultado foi alguns disciplinados da turma dos "maduros" dar o fora.
Com o chamado ritmo de Boate, os Dom-Juanismos fazem as suas ilusórias conjecturas: - com pouca luz os velhos não enxergam e com muita luz ficam encadeados, e assim se trocam as enganações.
Não tenho bastante conhecimento de Boate porque nas cidades grandes aonde existem essas coisas compareci poucas vezes, levado por pessoas conhecidas, e para não gastar os meus escassos cruzeiros, tive a saída de dar desculpa que não sabia dançar e nem gostar de bebidas alcoólicas. Sei, entretanto, que o ambiente é escurinho, onde bebi as melhores bebidas alcoólicas, onde as moças tolas fazem estágio de aprendizagem do uso de cigarrinhos nas pontas dos dedos, aonde se dança sem cerimônia, mormente quando o espírito da água-gasosa trepa para o miolo dos fracos das pernas.
Em todo caso, não sou antiprogressista. Se Boate é para civilizar os nossos conservados costumes, tidos como de Provincianos e Aldeões, então vamos a ela com trouxas e bagagens.

Nenhum comentário: