quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Ex-presidente da Cargill passa a integrar secretariado de Aécio Neves

Agência Minas

O governador Aécio Neves apresentou, nesta quarta-feira (04/02), no Palácio da Liberdade, o novo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso. Desde a saída de Márcio Lacerda, no segundo semestre do ano passado, a secretaria vem sendo conduzida interinamente pelo secretário-adjunto, Raphael Guimarães Andrade. A posse do novo secretário deverá acontecer na próxima semana.
Mineiro de Cipotânea, Sérgio Barroso foi presidente da Cargill no Brasil, onde trabalhou por 34 anos, tornando-se o primeiro brasileiro a ocupar a presidência da empresa no país. Ele também integrou os quadros das empresas Light e da Bunge. Em 2007, ao se aposentar na Cargill, passou a atuar como consultor e sócio de atividades nas áreas de agronegócio, responsabilidade social e investimentos ambientais.
“Sérgio Barroso será muito importante para Minas Gerais. E ele se incorpora à equipe, até agora comandada pelo secretário Raphael, de forma absolutamente natural. Essa nova experiência, esse sangue novo que vem para o governo, vem no momento em que temos novos desafios a enfrentar. Estamos agora administrando em tempos de crise e por isso, o talento, a credibilidade, a experiência como gestor do doutor Sérgio Barroso será extremamente importante para Minas”, afirmou Aécio Neves, em entrevista.
No setor privado, o novo secretário liderou e implementou com sucesso grandes investimentos no setor de agronegócio em toda a região do Cerrado brasileiro, com ênfase no Triângulo Mineiro. Foi também presidente do Conselho de Administração da Fosfértil, Ultrafértil e Fertifos.
Formado pela Universidade São Lucas,em São PauloSérgio Barroso é mestre em Economia Internacionalpela Universidade de Boston, nos Estados Unidos, com especialização em Administração de Empresas pela Universidade de Michigan, Gerenciamento de Executivos pela Universidde Columbia, e pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

Experiência

Para o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, um dos seus principais objetivos é retomar negociação com empresas que paralisaram investimentos no Estado em razão da crise econômica mundial.“O meu objetivo aqui é trazer os meus conhecimentos. Estou no meu estado, num estado que tem sido modelo brasileiro em termos de administração, tanto na área administrativa como na área política. Meu objetivo é buscar, de novo, algum investimento que por uma razão ou outra, por um medo ou outro, por causa da crise, pode ser paralisado. Vou buscar novos investimentos para o Estado, que é o que sei fazer”, afirmou Sérgio Barroso.

Nenhum comentário: