quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O dia D para a candidatura de Belém

No Amazônia:

Depois de visitar nove candidatas a sub-sede da Copa 2014, a comissão de vistoria da Fifa chega hoje, às 15h20, para avaliar se a capital paraense tem ou não condições de receber jogos do Mundial. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, acompanha a comitiva, que sobrevoará o Mangueirão, as vias de acesso ao estádio, o terminal hidroviário e o Hangar. Belém concorre com Manaus e Rio Branco. O anúncio das 12 sub-sedes do torneio será em março.
Por enquanto, nem a Fifa nem a CBF deram pistas de que Belém será contemplada. Contudo, o presidente Lula, em visita ao Fórum Social Mundial, prometeu ao prefeito Duciomar Costa que se esforçaria para que a cidade fosse escolhida. Mas o próprio ministro do Esporte, Orlando Silva, já havia afirmado que o Pantanal e a Amazônia teriam representantes na Copa do Mundo. 'São destinos turísticos que merecem ser promovidos', declarou.
Com uma sede no Pantanal, aumentam as chances de que haverá apenas uma sede amazônica. Belém e Manaus estão no páreo. E Rio Branco assumiu o posto de zebra. Se a disputa levar mesmo em consideração os números e a infraestrutura das cidades - e não a influência política -, será uma luta equilibrada entre o Pará e o Amazonas. '
Ganharemos esta vaga nos detalhes, diferente de Manaus, que quer ganhar com ‘oba-oba’', garante Lúcia Penedo, coordenadora do GT Copa.
Entre vantagens e desvantagens, as principais diferenças entre Belém e Manaus são os quesitos estádio e campanha publicitária. A reforma do Mangueirão custaria U$S 90 milhões, enquanto a reconstrução do Vivaldão não sairia por menos de R$ 550 milhões. Os valores não parecem tão exorbitantes. Porém, o presidente Lula já avisou que o dinheiro do PAC Copa, anunciado após a escolha das sub-sedes, não será usado para reformar os estádios. Ou seja, é imprescindível o apoio de grandes investidores.
Estádios à parte, é na publicidade e na influência política que Manaus leva vantagem. O governo do Amazonas se vale do título de 'Copa da Amazônia' para justificar a própria candidatura. Já o governo do Pará busca apenas 'fazer o dever de casa', sem divulgar uma única obra ou ação que já tenha começado. Problema é que, como constatou o jornalista Juca Kfouri, Manaus é a capital amazônica mais conhecida no mundo. Resta saber se esse é realmente um dos quesitos avaliados pela Fifa.

ROTEIRO

5h20 * Chegada prevista da equipe técnica da Fifa ao Aeroporto Internacional de Val de Cans. Recepção no aeroporto pela coordenadora do GT Copa 2014 (Lúcia Penedo), autoridades e representantes da Infraero.
16 horas
* Sobrevoo de 30 minutos em helicóptero. Saída em helicóptero. Saídado Aeroporto Internacional, com passagem pelo Mangueirão (com pouso para inspeção), vias de acesso ao estádio e à cidade, hospitais, zona hoteleira, terminal hidroviário, Portal da Amazônia, Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, entre outros).
16h30
* Chegada da equipe técnica da Fifa ao Hangar. Os técnicos serão recepcionados pela governadora do Estado, Ana Júlia Carepa, e o prefeito de Belém, Duciomar Costa. Também estarão presentes deputados estaduais.
17 horas
* Apresentação do projeto básico de engenharia e arquitetura e investidores potenciais e afins, com tradução simultânea, à equipe técnica da Fifa.
17h45
* Retorno da equipe técnica ao Aeroporto Internacional para embarque.

Nenhum comentário: