quarta-feira, 29 de julho de 2009

Catraca eletrônica dá lucro aos donos de ônibus de Santarém

Da redação

Os empresários do setor de transporte coletivo de Santarém não têm o que reclamar em 2009. Desde que o sistema de bilhetagem eletrônica foi implantado, em maio deste ano, a receita das empresas cresceu cerca de 18%. "A catraca acabou com os prejuízos que os empresários alegavam com o uso indiscriminado de passes escolares e vales-transportes. Agora, os cartões só podem ser usados pelos beneficiários do sistema e o dinheiro pela venda dos créditos é uma receita antecipada", informa uma fonte do setor. O secretário municipal de Transportes, Sandro Lopes, ouvido pela reportagem garante, por outro lado, que o reajuste da tarifa aos níveis da variação do salário-mínimo ajudou a amortizar o reajuste concedido pelo Setrans aos motoristas e cobradores dos ônibus urbanos de Santarém.
Somado ao resultado positivo do novo controle dos passes estudantis, de idosos e dos empregados, através da catraca eletrônica, as empresas podem negociar descontos com fornecedores para pagamento à vista, uma vez que o sistema permite o recebimento antecipado dos créditos que serão usados pelos beneficiários do sistema. "Com dinheiro em caixa, as empresas economizam gastos com peças, equipamentos e insumos. Isso é receita extra", diz a fonte.
Mas a melhoria na receita das empresas não reflete, ainda, o serviço de transporte público de passageiros em Santarém. A maioria da frota é antiga, as reclamações de queima de paradas e pegas entre ônibus de empresas concorrentes são freqüentes. "As empresas precisam reinvestir na frota e na qualidade do serviço", cobra o secretário Sandro Lopes.
Segundo o titular da SMT, circulam em Santarém cerca de 120 ônibus. Sandro reconhece que o serviço das empresas ainda não é o ideal, mas destaca avanços no em
algumas linhas. "A setores da cidade bem servidos de transporte coletivo. Mas temos de reconhecer que há a necessidade da instalação de terminais de integração', reconhece o secretário. Ele lamenta que ainda existam passageiros que ainda precisem pagar duas passagens para ir a um único destino. " Temos que buscar recursos para implantar esses terminais de integração", prometeu o secretário.

2 comentários:

Emanuel Santos disse...

Os cobradores de Santarém que se cuidem, pois logo logo eles perderão o emprego. Estou em Maringá e aqui como em outras cidade do Sul e Sudeste, a catraca eletrônica substituiu o cobrador.

Marco Antonio Correia disse...

Aqui em São Paulo as pessoas tinham este sentimento, mas ainda terão pessoas que utilizarão o dinheiro como forma de pagamento.