terça-feira, 18 de agosto de 2009

Mário Couto protesta contra ações que intimidam empresários de Santarém


No Espaço Aberto:

Do senador Mário Couto, da tribuna do Senado na sessão de ontem, presidida pelo senador Mão Santa (PMDB-PI), ao discursar sobre as ações do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc:

“Não sei se V. Exª já teve o privilégio de conhecer a maravilhosa Santarém. Quando V. Exª for ao Pará vá conhecer a maravilha que é Santarém. É uma cidade hoje condenada, condenada a fechar as suas empresas. Dificilmente alguém consegue implantar uma empresa de grande porte em Santarém porque logo em seguida é perseguido. Naquela terra, há empresas que funcionavam há 28 anos produzindo emprego, gerando renda; empresas que faziam com que a renda circulasse naquela cidade. Mas agora chega lá um homem implantando terror. Impressionante!
“Eu pergunto a V. Exª que preside esta sessão hoje. Ele já foi ao Piauí implantar terror? V. Exª perguntaria: mas quem é esse homem? Quem é esse terrorista que vai ao seu Estado implantar o terror, fechar as empresas?
“Olha, Senador, metralhadora na mão! Metralhadora, Senador Papaléo! Braços para cima! Metralhadora! Como se aqueles empresários já tivessem sido condenados a ser presos, como se eles tivessem cometido crimes, como se eles fossem bandidos. Chegou a Santarém agora. Passou por Tailândia, cujo Prefeito é do PSDB; passou por Paragominas, Prefeito do PSDB; passou por Altamira, Prefeita do PSDB, e agora se implantou em Santarém, cuja Prefeita é do PT. Santarém precisa de paz. O povo de Santarém quer emprego, quer trabalhar com dignidade. Senador Papaléo, não se preocupam, absolutamente, em saber, em conversar, em saber quem presta e quem não presta, quem está regular e quem está irregular; colocam tudo no mesmo saco e massacram. Invadem-se as empresas a peso de metralhadora na mão, prendendo todos.”

4 comentários:

pedro paulo maia disse...

Fiquei feliz com as palavras com que o nosso querido Senador Mario Couto DIRIGIU da tribuna do Senado ao ressaltar a admiração que sente pela cidade em que eu nasci, SANTARÉM: chamada PÉROLA DO TAPAJÓS. Porém não escondeu a sua preocupação quando disse:"Dificilmente alguém consegue implantar uma empresa de grande porte em Santarém porque logo em seguida é perseguido." Sou natural de Santarém e gostaria que minha cidade tivesse autonomia de gerar suas próprias riquezas para que os meus familiares que moram naquela cidade tivessem mais emprego e renda. Esse tal homem que chega lá implantando terror seria por acaso a Polícia Federal com o aval da então prefeita Maria do Carmo? Bandalheira tem limite, vamos mudar e fazer valer nossos direitos nesse pais. Chega de terror.

Anônimo disse...

O normal de uma política governamental séria, quando quer realizar uma mudança de comportamento social e econômico é criar um caminho, fazer um plano e evolver e convidar a sociedade para migra de uma coisa para outra e não fazer assim como esses irresponsáveis fazem.

Saem quebrando tudo sem apresentar perspectiva de nada. Destrói tudo sem a mínima compaixão.

Anônimo disse...

Duvido se Mário Couto fosse governador se esse Minc faria isso no Pará. Nunca!

POETA DO ABC disse...

O DEVER DO SENADOR


Um Senador tem o dever para com o seu estado.

Não pode ficar calado e consentir o mal.

Deve intervir contra os inimigos, se molestado.

O povo que nele votou quer sua atuação, afinal.



Quem zela pelo seu estado não permite isso.

Luta contra a arbitrariedade e ação inconsequente.

Com a economia e a produção tem compromisso.

O homem trabalhador não é nenhum delinquente.



A Constituição Federal deve ser respeitada.

Não pode admitir extremismo e a repressão.

Convoca os responsáveis por esta escalada.

Empresários honestos estão sofrendo pressão.



Nós devemos separar o joio do trigo.

O Código Ambiental deve ser reformado.

A sociedade não pode correr esse perigo.

O ímpeto autoritário deve ser controlado.



Os governantes devem respeitar os direitos.

Aos trabalhadores seu ganha pão devem assegurar.

Senadores, governadores, deputados e prefeitos.

Devem se unir para esta triste realidade mudar.

(Poesia de José Carlos Gueta, inspirada no pronunciamento do Senador Mário Couto- PSDB/PA)

Atenciosamente,

José Carlos Gueta

O POETA DO ABC