quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Índice de evasão do Projovem pode fechar núcleo da escola Rotary

Cilícia Ferreira
Repórter


Elzanira Lima, coordenadora executiva do ProJovem em Santarém admitiu que o núcleo do programa situado na Escola Municipal Rotary passa por problemas de evasão e por isso haverá necessidade de reagrupamento dos alunos nas escolas Rotary (Caranazal), Maria Amália (Mapiri/Liberdade), Ubaldo Corrêa (Santarenzinho), Padre Manoel Abuquerque (Prainha).
Segundo a coordenação, as evasões no programa chegam a 30%. Porém, Elzanira informa que o número de saída dos alunos não pode ser vista simplesmente por estatísticas, mas analisada no contexto social e individual de cada estudante.

A coordenadora explicou que os alunos apresentam um perfil que precisa ser trabalhado com cuidado, uma vez que a faixa etária dos jovens vai de 18 a 29 anos que abandonaram os estudos e estão em situação de risco social. Para Elzanira, os jovens dessa idade precisam estar inseridos no mercado de trabalho que, muitas vezes, abrem mão dos estudos por causa do emprego, ou são mães que não têm como deixar os filhos em casa, ou jovens integrantes de gangues, entre outros.

A coordenadora explicou que ações de combate a evasão foram agregadas ao programa. Os alunos que não comparecem às aulas são relacionados e recebem as ações especiais que variam entre contato telefônico; visitas domiciliares; a criação de creche para os filhos dos alunos ( nas escolas Ubaldo Corrêa e Padre Emanuel); e atividades esportivas no núcleo da escola Maria Amália.

O ProJovem é um programa nacional de inclusão para jovens, que oferece ensino fundamental, formação cidadã, e capacitação profissional básica. O aluno que apresentar 75% de rendimento e freqüência escolar recebe uma auxílio financeiro de 100 reais mensais.

Os núcleos precisam ter pelo menos 100 alunos e no máximo 200. Os núcleos que não alcançarem a meta terão as turmas agrupadas. Cada turma pode ser formada com 35 alunos.
No projeto de Santarém, o programa previa atender 1400 alunos divididos em duas etapas.

A primeira etapa começou em abril de 2009, com a matrícula de 700 alunos. A segunda etapa está prevista para início do próximo ano.

De acordo com Elzanira, os núcleos da segunda etapa estão previstos para as escolas Everaldo Martins (no bairro Vitória-Régia); Sérgio Henn (Matinha); Aderbal Tapajós (Uruará) e União Libertadora (Santarenzinho). Elzanira disse que a lista das escolas ainda pode ser alterada.

Nenhum comentário: